Novo museu online de ciência

museu de ciênciaHoje, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra lança o “Museu Digital”. Trata-se da maior base de dados de intrumentos científicos de Portugal. Estão disponíveis mais de 19 mil peças – algumas mostradas ao público pela primeira vez.
Objetos científicos, de história natural e de etnografia – um método de conseguir vestígios antropológicos – foram informatizados e digitalizados. Com o tempo, a instituição pretende oferecer onlinesísticamente – também tenho “Rosa” no sobrenome – a possibilidade de conhecer todos os seus 250 mil exemplares.
Já que não dá para atravessar o Atlântico em 15 minutos e nem a nado, clique aqui para conhecer o site. Ele é simples e bonito. Dá para fazer pesquisa digitando a palavra de interesse ou por temas já dispostos. As fotos das peças são grandes e claras. Cada objeto pesquisado possui ficha técnica com características e afins. Veja fotos do museu, conheça as mostras e o calendário aqui.
Ah, o Museu da Ciência recebeu este ano o prêmio Micheletti de Ciência, Tecnologia e Indústria, atribuído pela organização não governamental inglesa European Museum Forum (EMF). Leia a matéria de onde retirei as informações aqui. Veja os outros museus premiados no No Mundo dos Museus….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *