Acredite se puder, o Brasil produz ciência

Ah, não disse em post anterior que ia colocar o resultado do ranking? Boa notícia. Apesar de poucos se importarem com a ciência, de não termos muito investimento em pesquisas, de ótimos profissionais irem trabalhar no exterior, apesar de todos esses e outros pesares, somos o 15º país que mais produz ciência! Pasme…
“Com 19.428 artigos publicados em 2007, o país responde por 2,02% do total da produção científica no mundo, superando a Suíça (1,89%) e a Suécia (1,81%) e aproximando-se da Holanda (2,55%) e da Rússia (2,66%). (…) No quesito qualidade, medido pela porcentagem de citações – quantidade de artigos citados em outras publicações – o Brasil está em 25º lugar na lista mundial, com 57,6% de artigos citados no período de 2003 a 2007. Em primeiro, está a Dinamarca, seguida pela Suíça. (…) A área brasileira que se destaca no âmbito mundial em produção científica é a agricultura, com 4.139 artigos produzidos entre 2003 e 2007 – 4% da produção total em todo o mundo. Já dentro do país, o destaque vai para a medicina: 3.745 artigos publicados em 2007. Entre os artigos brasileiros citados nos últimos quatro anos, 71% são da área de neurociências”.
Fonte: Capes

3 comentários em “Acredite se puder, o Brasil produz ciência”

  1. Eu me pergunto: e per capita, normalizado pelo tamanho populacional (ou pelo tamanho da comunidade científica, que seja)? Onde entraria o Brasil nesse valor per capita? Será que ainda estará na frente de Suécia e Suíça?

  2. Não sei porquê, mas eu li o artigo com um sorriso no rosto.
    Principalmente a parte de Neurociência.
    Pode ser pouco, e é pouco, porque só notícia e artigo sobre o LHC já superaria tudo que nós produzimos.
    Talvez estejamos um pouco mais à frente em biotecnologia, com álcool combustível e tal.
    De toda forma, a notícia é boa.
    Poderia ser melhor, mas ainda é boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *