Architects of Air lançam nova instalação


Você já ouviu falar sobre o Architects of Air? Caso negativo, não sabe o que está perdendo! A empresa lançou mais uma nova instalação, a Amococo. Foi inaugurada o mês passado em Gex, na França, e vai abrir em agosto para Budapeste, capital da Hungria.
 Alan Parkinson, engenheiro do Reino Unido, começou a construir o que chama de “luminárias” em 1985. São esculturas imensas, infláveis, a maioria delas inspiradas em igrejas e catedrais onde podemos entrar – descalços para não furar o chão e as paredes.

Elas são feitas de uma espécie de plástico. Cada parte tem uma cor. Conforme a luz solar transpassa por essa arquitetura, as cores se misturam dentro da escultura. Transmitindo uma sensação única, lúdica. Desde 1992, essas instalações já foram visitadas por mais de um milhão de pessoas.

Atualmente, existem quatro luminárias que o público pode visitar. Cada uma é baseada em arquitetura diferente e pode ter mais de mil metros quadrados. A mais nova, a Amococo, foi inspirada nos bazares iranianos. Como possui várias passagens circulares, os visitantes podem se perder completamente dentro dela. As fotos que ilustram o post, são da Amococo. Veja no site – aqui – as demais luminárias.
As exposições das luminárias são itinerárias. Viajam, principalmente, pela Europa. Nenhuma delas veio para o Brasil… Sei que este ano a Levity II vai para o México… Sem dúvida, a idéia das luminárias é coisa de europeu, muito louca.

Um comentário em “Architects of Air lançam nova instalação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *