Dicas infalíveis para emagrecer

Não agüento mais os regimes milagrosos para emagrecer, as comidas mais ou menos saudáveis, os alimentos orgânicos – ai que pleonasmo!, os agrotóxicos, a alta dos alimentos – várias pessoas que conversei não entendem -, o colesterol bom ou mau, o ômega 3, a gordura trans… Chega!
Não sou médica, mas já li milhares de pesquisas sobre o assunto e coloquei algumas indicações em prática. Usando desses conhecimentos, das dicas das vovós e do bom senso, elaborei um manual que ajudará as pessoas que querem emagrecer.
Infelizmente, não conseguirei indicar todas as pesquisas nas quais me baseei para escrever os itens – essa semana está corrida. Sugiro que faça busca na revista Nature. Ah, e calcule seu IMC aqui para ver se está, realmente, fora do peso.
Agora, vamos lá. Veja passo-a-passo o manual:
1. O poder da mente
Sem cair na área esotérica, quando nós queremos algo, nos esforçamos mais para conseguir. Antes de partir para o regime, lembre-se de que você conseguirá, você é bonita, o sofrimento será momentâneo e é por um fim que a fará mais feliz. O contrário também é válido. Sem paranóia. Se você está dentro do peso, está saudável. As modelos são magérrimas, mas mais bonitas em foto. Nem todas as mulheres possuem estrutura de corpo magro assim. Se aceite como é. Cada uma tem a sua beleza.
2. Procure um médico
Marque um endocrinologista e, se ele achar necessário, faça exames como para conferir sua tiróide ou se possui diabetes. Converse com ele, seja sincera e siga suas instruções. Se o seu caso é de obesidade mórbida, não sei se minhas dicas lhe ajudarão muito. Apenas ensinará a ter melhor qualidade de vida.
3. Durma o necessário
Tome um chá de camomila, de erva-cidreira ou suco de maracujá. Depois, primeiro, durma a quantidade de horas que te deixa disposta. Cada um tem uma, mas sugiro oito horas por noite. Não faça atividades que te deixe agitada e nem fique horas no quarto trabalhando, por exemplo, antes de dormir. Segundo, deixe uma frestinha da janela aberta para entrar a luz matinal. Se o ar estiver muito seco, coloque uma bacia com água no quarto – não onde pode pisar nela!
4. Exercício físico
Faça exercícios físicos. Milagre não existe para emagrecer com saúde. De preferência, cinco vezes por semana. Escolha o que te deixará feliz ou de acordo com suas condições financeiras, nem que seja uma caminhada. O melhor horário para praticar esportes ou dança, para a maioria das pessoas, é no final da tarde. Se o exercício não te ajudar a emagrecer logo, ao menos liberará serotonina. Assim, você ficará mais bem humorada.
5. Mude alguns hábitos
Prefira as escadas no lugar do elevador, a caminhada até o trabalho no lugar do carro, e por aí vai. Saiba que quem come com mais gente se sente feliz, mas come mais. Coma cinco vezes ao dia uma verdura, fruta ou legume. Ah, e realmente, você é o que você come. Suas células são alimentadas pelo o que você ingere.
6. Quantidade de alimento
Li em algum lugar que é para comer como uma rainha no café da manhã, como uma princesa no almoço, como uma plebéia no café da tarde e como uma miserável na janta. Sacou? Antes de deitar, lembre-se do chazinho. Vá diminuindo a quantidade de comida durante o dia. E coma de três em três horas, nem que seja metade de uma fruta. Durante o regime, vá diminuindo a quantidade aos poucos… Saiba que quem come menos vive mais e melhor – não estou falando de passar fome, hein?
7. Doces e junk food
Evite! Fuja de qualquer maneira. Mas se necessitar de um chocolatinho – como eu – coma um pequenininho pedaço. Você pode comer todos os doces, gorduras saturadas, enfim, toda a comida engordativa que quiser. Com limites. Por exemplo, como após o almoço metade de um bombom. Guardo na geladeira para no outro dia, no outro almoço, comer a outra metade. Esqueça essa história de transgênico, alimento sem agrotóxico, gordura trans, etc. Se comer só um pouquinho do que é industrializado, de doce ou da chamada “junk food” – com alto teor calórico e níveis reduzidos de nutrientes – não irá engordar. Até ficará mais feliz. O problema é viver disso! Quanto aos alimentos sem agrotóxicos e essas coisas naturebas todas… Se tiver dinheiro para comprar, tudo bem. Caso contrário, fará mais mal só viver de doce do que comer um tomate agrotoxicalizado. A gente já vive na poluição!
8. Dieta dos pontos
Esta funciona! Foi desenvolvida pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, se eu não me engano. Nela, você pode comer de tudo, mas… Se abusar no doce, ficará sem algo saudável no lugar. Você pode fazer isso contando as calorias. Está com dificuldades? Calcule seus pontos aqui.
9. Tenha bom senso
Se está satisfeita, por que vai comer? Não coma sem fome. Não coloque no mais prato para jogar fora. Também não adianta se empanturrar e ficar com peso na consciência – ou assume ou não come. Geralmente, cada um sabe o quanto tem que comer por dia para não engordar. Coloque em prática. Coma pouco, mas não fique horas sem comer. Coma o que gosta, mas prefira proteínas, vegetais, frutas, legumes, produtos mais naturais como arroz integral no lugar do arroz branco, alimentos com pouco óleo ou gordura, salada temperada apenas com limão e sal, etc. E coma um tiquinho de carboidrato por dia.
10. Seja feliz
Quando estamos felizes, aos percalços passam mais leves e deixando menos seqüelas. Se ame para amar de verdade os outros. Para fazer essas ações acima com dedicação. Tenha o otimismo. Faça as atividades – os hobbies – que te deixam contente. Cultive os amigos e parentes. Do chão, ninguém passa.
Obs.: Não sou gorda. Nem fui. Agradeço à genética, a alguns exercícios físicos que fiz durante a minha vida e à inteligência alimentar que minha mãe me ensinou. Mas, como TODA mulher, sempre digo que quero fazer ou estou fazendo regime – ninguém merece. Mesmo sendo chocólatra! Quando quero emagrecer, sigo todos esses passos. Cada frase. Dá certo.

15 comentários em “Dicas infalíveis para emagrecer”

  1. às vezes concordo com os homens que dizem que as mulheres que não estão fora do peso falam que precisam fazer regime apenas para serem elogiadas… só pode, mas não é o meu caso!

  2. Maria,
    Primeiro, vá a um endocrinologista e nutricionista . É a maneira mais saudável e também descobrirá se não está com algum problema de saúde. Depois, não tem segredo, uma outra maneira de emagrecer é fazer exercícios físicos…
    Espero que se sinta melhor!

  3. gostaria de emagrecer nomalmente,sem tomar remedio,com uma alimentação saúdavel,pra ñ mi trazer problemas futuramente.ajude-me,com receitas fácies,para q comsigua perder pelo menos 5 quilos.mt obrigado bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Angela,
    A melhor maneira seria consultando um nutricionista. Ele diria o que você pode comer de acordo com os seus gostos e o seu peso – afinal, 5 quilos é pouco. Também indico fazer exercícios físicos TODOS os dias. Tenha certeza que ajudará.
    Beijos e sorte!

  5. oi!!
    presciso perde 10 kilos mas não cosigo ja fiquei sem comer …
    ´so me alimentava 1 vez por dia..
    mas não resolve..
    eu peso 54 kilos tenho 1,59,
    mas me sinto muito encomodada não sou obesa mas sou cheinha e isso me encomoda,as minhas amiga são todas magras..na verdade tenho inveja de quem é magro,acho muito bonito…

  6. Nilce,
    Ficar sem comer pode até causar o contrário. Nunca faça isso… Só prejudicará a sua saúde. Bem, pelos dados que me passou, você é magra sim. Sugiro que visite um endocrinologista. O médico poderá te ajudar e até passar um regime. Ok?

  7. Sabemos que eliminar peso com saúde, depende um pouco da sua vontade.
    A OMS diz que, para uma vida saudável, que você precisa cuidar de sua Nutrição em primeiro lugar, e em segundo, realizar uma atividade física, e mais alguns ítens.
    Veja estes resultados:
    http://www.50k.com.br/ibp/resultados
    Decida se quer o seu.
    Entre em contato e veja como viabilizar e facilitar seu processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *