Faça seu caleidoscópio on-line

Entrevistei, nesses últimos dias, tantos físicos que tenho ficado inspirada. Os papos com esses estudiosos são muito produtivos. Principalmente, por ser curioso como esse conhecimento transita entre a realidade palpável e as teorias abstratas, difíceis de imaginar. Como, por exemplo, a possibilidade de existir várias dimensões paralelas – veja aqui.
Matematicamente se mostrou viável, agora, para visualizar… Parece o limite entre ciência e o esoterismo. Aliás, toda a vez que participo de discussões com físicos, estão presentes pessoas completamente esotéricas apresentando idéias que complementam ou “comprovam” esse eventos físicos.
Para deixar a sexta-feira mais divertida, indico um site que possui caleidoscópios on-line. Ele disponibiliza três tipos. Um bem tosquinho – nem por isso menos divertido -, um intermediário e um pró – sensacionais as figuras. Adorei a brincadeira! Fiz cada um tão lindo… Para visualizar, respectivamente, clique aqui – coloque as peças no radar -, aqui – escolha a cor e desenhe – e aqui – se cadastre antes nesse para não perder a imagem. Esse desenho em cima fui eu que fiz. Antes, tinha criado um lindo azul celeste, com borboletas, mas apagou porque eu não tinha cadastro!
Para quem não sabe, o caleidoscópio foi inventado, em 1816, pelo cientista David Brewster – na imagem a peça antiga e aqui um site em inglês sobre o inventor. A palavra, criada também por ele, vem do grego. Kalos significa belo, eidos é o mesmo que imagem e scopéo, vejo.
Mas o que ele tem a ver com a física? Oras bolas, trata-se de um brinquedinho ótico com vidros que formam arranjos simétricos. A Wikipedia ensina a fazer um caleidoscópio, clique aqui. Esse instrumento é um dos mais lúdicos que conheço. Lembro da minha infância…

2 comentários em “Faça seu caleidoscópio on-line”

  1. Sensacionais as dicas sobre caleidoscopio. Myoats foi um achado, uma jóia. Estava numa procura googliana, meio burocrática e encontrei aqui uma ajuda de fato. Já valeu. Vou explorar um pouco mais suas outras páginas para ver o que acho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *