Descobertos dois novos vírus de ar-condicionado

Pesquisadores franceses, liderados por Didier Raoult do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – ou Centro Nacional para a Pesquisa Científica -, descobriram dois novos vírus que batizaram de Sputnik e Mamavirus. Eles estavam escondidos nos circuitos de arrefecimento – perda de calor – de água de sistemas de climatização.
O Mamavirus é um vírus gigante – maior que bactérias, ó -, por isso pode ser visto em microscópio comum. No tamanho, ele ganhou do Mimivirus descoberto em 2003 também por franceses. Ambos podem causar pneumonia.
Por sua vez, o Sputnik – em Russo significa “amigo” ou “companheiro”- é bem pequenininho. Os cientistas o avistaram colado no Mamavirus com um microscópio electrônico. Ele pode ser um “virophage” – um vírus que infecta outro vírus. Então, tá!
Obs. 1: Eu que já detestava ar-condicionado, agora tenho mais argumentos para protestar.
Obs. 2: Que medo desse vírus. Não parece um olho nos observando?
Leia mais aqui no site Australian Life Scientist – em inglês, bem bacana. Aqui em português. Ou, no blog Chi vó, non pó – mastigado!

5 comentários em “Descobertos dois novos vírus de ar-condicionado”

1. Esqueci de dizer... Como todo equipamento, sistemas de ar-condicionado exigem uma coisinha: manutenção!. Mas - do mesmo modo que eu adoraria ver arquitetos morarem nas casas que projetaram e usarem as cozinhas minúsculas e sem-jeito, e fazer a faxina dos cômodos - quem projeta esses sistemas de ar-condicionado parece não se importar muito com isso...
    Desde que eu traduzi uma Patente de um desses "carrinhos de inspeção" e fiquei sabendo o que é o "Mal dos Legionários", eu sou neurótico com meu ar condicionado doméstico...

2. Olá!
    Vi seu blog na tag surfer e achei tudo muito interessante.
    Já achava deveras preocupante a pouca freqüência com que se higienizavam os aparelhos, agora então tenho ainda maiores motivos para temê-los (apesar que, temer uma máquina é hilário).
    Abraços,
    🙂

3. Ísis, amei seu blog! Não sabia que vc era uma expert em Ciências, parabéns!!! É muito bom estar rodeada por pessoas ecléticas e inteligentes!
    Um beijão!
    Rejane

4. Oi Ísis, tudo bom?
    O organismo mais preocupante em aparelhos de ar condicionado é uma bactéria chamada Legionella, que causa a doença dos legionários. Ela é uma bactéria de água doce, que aparentemente se dá bem nos aparelhos de ar-condicionado e causa uma pneumonia bem séria.
    Tanto o Mimivírus quanto o vírus que infecta ele, o Sputnik são vírus que infectam Amebas, e não têm chance de nos causar nada. Muito mais preocupante é o vírus da gripe, que se dá super bem em ambientes fechados e secos que o ar-condicionado propcia 😉