Olhos cansados? Confira ginástica específica para melhorar

Querido leitor, internauta, blogueiro, surfista eventual… Você sente os olhos cansados, lacrimejar ou embaçados? Essa simples tensão até a perda do campo visual pode ser resultado da fadiga ocular. Mas não se preocupe, eu tenho a solução!
Saiba que 60% das pessoas adultas com menos de 45 anos apresentam esse incômodo. Ele é resultado do esforço repetitivo dos músculos que são sobrecarregados, principalmente, quando a cabeça está mal posicionada. Quando a alteração se manifesta, é sinal de que os olhos precisam de descanso.
De acordo com a fisioterapeuta Marcela Guerreiro, do Instituto Patrícia Lacombe, em São Paulo, nesse momento deve entrar em ação o “relaxamento ativo”. Ele possibilita que os olhos trabalhem com menos tensão por meio do equilíbrio dos músculos e do bom funcionamento das estruturas envolvidas na visão. “Hoje os estímulos são contínuos por conta da leitura, da televisão e mesmo da iluminação ambiente”, lembra.
A técnica utilizada é a chamada Ginástica Holística (GH) – quero fazê-la para ver se é boa mesmo -, que atua no relaxamento, no equilíbrio da musculatura dos olhos e na melhoria da irrigação sanguínea da região. Segundo a fisioterapeuta, além da eliminação dos sintomas da fadiga, há um ganho extra na suavização das olheiras.
Comece já:
Piscar – sempre que possível, pisque os olhos. O piscar é um movimento natural que age no relaxamento da musculatura ocular e lubrifica a região – piscando e rodando.
Palming – cubra os dois olhos com as duas mãos em concha, sem apoiar sobre os globos oculares. Com os olhos abertos exclua totalmente a luz – deve-se chegar à escuridão completa. No início, as pessoas vêem cores e movimentos que, aos poucos, desaparecem até atingir o escuro total – momento no qual começa o trabalho reparador. É indicado principalmente para quem trabalha o dia todo frente ao computador. Pode ser feito a cada duas horas, pelo período de 5 minutos – gostei desse.
Massagem da órbita – com a polpa do dedo indicador, massageie a órbita ocular ponto a ponto, de dentro para fora. A presença de pontos mais doloridos demonstra tensão muscular. Faça em um olho e, em seguida, compare ao outro – só não aperte!

11 comentários em “Olhos cansados? Confira ginástica específica para melhorar”

  1. Oi Isis!
    Venho retribuir a visita ao Blog da Lua que, no fundo, é o reaproveitamento do material que tinha acumulado para o trabalho de rádio no NJR! Só uma brincadeira, principalmente quando comparado ao belo trabalho que você tem feito por aqui... Beijos e sucesso!

  2. AINDA BEM que eu li até o final antes de começar a massagem.
    Na parte do "ponto a ponto" e "pontos doloridos" eu fiquei confuso e achei que era para apertar os olhos até aparecerem aqueles pontos pretos...
    Mas, brincadeiras à parte, eu achei isso aí parecido com um "método tibetano para curar inacuidade visual". Um cartaz que deveria ser impresso e colado a uma parede para que o sujeito encostasse o nariz num certo ponto e ficasse movendo os olhos para fixar o olhar em pontos específicos do desenho por um tempo padrão.
    "Eficácia garantida", o cegueta ficaria com visão 20/20 em menos de um mês.
    O melhor era o slogan "Você já viu um monge tibetano de óculos?"
    Fora o Dalai Lama?

  3. Olá Isis, eu ouvi falar de outra técnica também. Para quem usa bastante o computador, ajuda fazer intervalos para olhar pela janela.
    Isso mesmo. Levantar da cadeira e ficar olhando pela janela relaxa os olhos. "Dar uma olhada no movimento" faz bem à saúde!
    Um abraço.

  4. Adorei ver ese sítio e as dicas, estava muito preocupado. Meus olhos vivem vermelhos, tb vivo om a cara na tela o dia todo, a noite tenho olhos vermelhos, uma colega disse que eram olhos cansados, ai resolvi pesquisar. Estou fazendo os exercícios, até q é relaxante mesmo. Muito obrigado

  5. estou com problemas com minha visão e já fui ao alfitaumo mais ele mandou eu prou cura fisioterapi para fista gostaria me me envia-de um email se onde posso encontra esse seviço no rj nteroi

  6. Olá, bom dia a todos. Eu fui ao especialista e ele me disse exatamente que estou com os músculos dos olhos cansados, e que preciso procurar um fisioterapeuta para fazer exercícios, mas que se melhorasse não precisaria mais ir. Será que com esses exercícios terei alguma melhora?! Acredito que sim né?! Pois são exercícios bem simples. Gostaria de ter a resposta em meu e-mail e mais informações sobre o assunto se possível. Mas já agradecendo muito o que li. Abraços

  7. OLÁ , BOA TARDE , GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE UM PROBLEMA QUE ESTÁ ACONTECENDO COM MINHA VISÃO HÁ MAIS DE UMA SEMANA : OLHOS VERMELHOS ,ARDÊNCIA , NÃO CONSIGO FICAR COM OS OLHOS ABERTOS , FICO PISCANDO TODA HORA , E LADO ESQUERDO DA MINHA VISÃO ESTÁ MAIS AFETADO ! FUI NO MÉDICO E E ELE PASSOU PRA MIM , UM COLÍRIO CHAMADO : TOBRAMAX , MÁS NÃO ENCONTREI EM NENHUMA FAMÁCIA ! ESTOU LAVANDO MEUS OLHOS COM ÁGUA GELADA PARA RESFRESCAR MINHA VISÃO ! O QUE DEVO FAZER PARA ENCONTRAR A MEDICAÇÃO E MELHORAR MINHA VISÃO ???? FICAREI AGRADECIDA PELA RESPOSTAS ! OBRIGADA OK ! MARLY ALVES .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *