Daqui dois anos a Terra viverá uma mini era do gelo


Aquecimento Global é balela, ao menos para Víctor Manuel Velasco Herrera, pesquisador do Instituto de Geofísica (IGf) da Universidade Nacional do México (UNAM). Li uma matéria no IG e não resisti. Fui pesquisar! Segundo dados de satélites analisados por ele, desde 2005, começou um pequeno e discreto esfriamento global terrestre devido à atividade solar diminuída.
Esse período deve começar daqui dois anos e durará entre 60 e 80. A conseqüência imediata será a seca. Herrera afirma que é normal a variação de temperatura da Terra, que o aquecimento global deve ser analisado como uma interferência da ação humana e da atividade do Sol e não como um cataclismo terrestre. O metano estava em mais abundância no ar, o que pode ter provocado os dados equivocados do aquecimento. Agora que está voltando ao normal, viveremos a mini era do gelo.
Então, por que o Perito Moreno, na Argentina, está derretendo? Herrera diz que esse é um processo natural causado pela temperatura e precipitação do rio. Sei que milhares de pessoas irão chiar, mas faz o sentido. É fato que a temperatura terrestre aumentou devido à ação humana. O que não significa que essa tendência irá continuar. Inclusive, que haverá uma queda brusca. Se for comparado ao que o planeta já passou de variação de temperatura no passado, tudo isso são cócegas. Aliás, conversei com vários pesquisadores que concordam comigo. Os humanos sempre procuram algo dramático de novela mexicana – pegou a piada? – para colocar um fim à própria linda, breve e sofrida existência.
Curiosidades:
Entre 1500 a 1800 houve uma pequena era do gelo. Em pleno verão o rio Tâmisa (em Londres) congelou e nevou na Europa;
Quando caem as temperaturas, a atividade vulcânica aumenta;
Pelo que entendi, quando as temperaturas aqui aumentam como ocorreu em 1980 por causa da emissão de CO2, o Sol também manda mais calor;
O Perito Moreno é una das formações do Parque Nacional Los Glaciaresna Argentina. Sua extensão é de 17 mil quilômetros (veja no Google Maps). Descoberto em 1879 e recebeu o nome do naturalista argentino Francisco Pascasio Moreno.
Leia os boletins da universidade aqui e ali.
Obs.: O filme a Era do Gelo 3, figura, terá lançamento mundial em julho do ano que vem. Se for bom como os outros… Veja aqui.
Adendo: Encontrei mais um cientista que diz a mesma coisa. Dessa vez é russo. Leia aqui, está em português.

20 comentários em “Daqui dois anos a Terra viverá uma mini era do gelo”

  1. No filme "Uma Verdade Inconveniente" o Al Gore fala sobre essas alterações normais da temperatura do planeta e compara com a ação do homem, alegando ter sido muito mais impactante do que qualquer alteração normal. No entanto, não possuo conhecimento suficiente da área para poder assistir ao documentário com uma visão crítica... (e nem a este artigo!)

  2. Isis, dá uma busca no YouTube sobre uma reportagem sobre "Escurecimento Global" que você vai ficar abismada com os dados coletados: cada vez menos energia solar está atingindo a Terra desde 1955!.
    Mas a temperatura média global está, nitidamente, subindo... Parece que a emissão de gases de efeito estufa não só contrabalançou, como superou os efeitos desse "escurecimento global".
    Quando os dois efeitos se juntarem, todos vão ter que comprar uma geladeira nova para se aquecer... 🙂

  3. Nenhum estudo é confiável.
    Não temos dados de longo prazo para afirmar sobre relação entre a ação solar e as eras glaciais e/ou efeito estufa (se tratando de estudos cósmicos, 20 mil anos é curtissimo prazo).
    Do mesmo modo que não podemos afirmar que o CO2 produzido pelo homem não é fator crucial para o aumento da temperatura.
    Portanto, neste cenário incerto, o mais razoável é agir com cautela, fazendo a nossa parte, controlando as emissões humanas de poluentes e pedindo aos Deuses que sejam piedosos conosco.

  4. João Carlos, faço faculdade de Meteorologia, na UFRJ, no momento estou estudando Variabilidade climática, que realmente tem td a ver com a matéria em questão nessa publicação feita, qnto ao escurecimento global, as particulas que o causam, duram muito menos na atmosfera do que o Co2 e o Metano, responsáveis pelo aquecimento global, e por mais alarmantes que pareça ser, o problema do aquecimento é "durável" ... coisa de muitos anos, enquanto o escurecimento não.. as particulas do que causam o escurecimento, sçai grandes e pesadas, não duram mais do que 6 meses na atmosfera, enfim, o caso da mini era do gelo... é bem comum, foi a provavel causa do desaparecimento dos Vikings... enfim, diferente do que os filmes apresentam, não vai simplismente congelar tudo... apenas ocorrera uma diminuição na temperatura do planeta, e o problema todo... são as plantações e métodos em geral, que geralmente não estão preparados para essa mudança climática...
    espero ter consiguido ser claro...

  5. Hum não sei não cada ano que passa fica mais quente pelo menos aqui onde moro, seria interessante essa era do gelo, daki a 2 anos ? está perto mas esperar para ver se realmente é verdade.....

  6. Pois é, assim com entre 1500 e 1800 teve um esfriamento global, entre 900 e 1300 houve um aquecimento global parecido com o que acontece hoje, ao ponto da Inglaterra começar a produzir vinhos e concorrer com a França à época. Procure um livro chamado The Great Warming, sem tradução para o português ainda.
    Agora, 50% de toda esse celeuma criado sobre o aquecimento global é estardalhaço da mídia e de ONGs que só pensam em $$. Tenho dois amigos climatologistas, um deles é meu coordenador e ambos não acreditam nesse cenário que está sendo descrito por ai.

  7. Eu já li de tudo sobre isso, pesquisadores que acreditam que este aquecimento global é balela ou que ele é um grande causador de catástrofes.
    É fato que a natureza passa por ciclos, o que não exclui o nosso planeta querido.
    Através de uma discussão engajada com um prof. de geologia da faculdade, disse que uma das tendências da Terra é o seu esfriamento, devido que, as atividades vulcânicas tem diminuído ao longo dos tempos.
    Porém, cada pesquisador observa e conclui aquilo que ele quer ver, ou acha que é... são alguns fatos.
    Há de se observar, também, que o planeta está com população crescente, que as atividades industriais também são crescentes e que muitas vezes, abusamos de nossa natureza, poluindo, não pensando num futuro, certificarmos de deixarmos conservado nosso planeta, nossa casa, nossa água...
    Fugi do assunto porém, achei bem legal este comentário, bom para refletirmos sobre assunto.
    Grata pela atenção.
    Camila

  8. Eu posso até ver que são fatores isolados o afastamento do sol e o aquecimento por ação humana. Porém a interferência humana se tornou de grande porte a começar nas próprias cidades, para após isso aumentar a temperatura de pontos que normalmente são congelados. Geleiras em diversos locais dos planetas se derreteram e animais marinhos que preferem durante a época de reprodução a água numa temperatura mais quente do que o normal de sua habitação, avançam cada vez mais em direção à praia, que são até onde posso entender, são águas mais quentes. Isso é verificado com o maior taxa de queimaduras por água-viva nas férias. Eu imagino que isso seja relacionado ao fato do aumento da temperatura, e não uma queda.
    Eu posso não ser um profissional da área, mas ainda acredito num aquecimento global. Alguns profissionais falam em "picos de temperatura em locais específicos", mas como tudo tende ao equilíbrio, acredito que esses picos transformem em ondas de calor para fora dos picos.
    Estou enganado?
    Gabriel

  9. Se isso for verdade é só aumentar a atividade industrial humana, utilizar um carro por habitante, enfim, aumente o efeito estufa e contra-ataque esse resfriamento!

  10. Já vi inumeros cientistas defenderem a tese de que o Aquecimento Global é uma mentira para gerar fundos para pesquisas meteorológicas.
    Acredito que a influência do homem pode influir no clima, mas não acredito que o mundo vai derreter ou congelar por isso.
    Mas existem outros motivos para tomar cuidado para não poluir o ar, e o principal deles é a nossa própria saúde.
    Ah, linkei no meu nome um post gigante sobre o assunto, um documentário inglês! Pra quem gosta, segue a dica!
    Abraço

  11. Felipe, se vc realmente acredita que tudo seja apenas alarde para arrecadar fundos para pequisa pode seguir com o ritmo, derrepente o Tratado de Kyoto seja realmente bobeira, ou derrepente todas pesquisas feitas, e o fato de quase todos paises desenvolvidos concordarem com os resultados seja realmente algo a se desconsiderar...uma vez me disseram, o pior cego é o que não quer ver...; infelizmente as pesquisas e a tecnologia atual não nos permitem verificar com 100% de acerto o que está por vir, mas o que as eras de glaciação durante a história nos mostra, é que o problema existe.

  12. Ola, queria saber para que é gasto uma fabula de dinheiro para se construir a estação espacial, sera que "Eles" sabem de algo que nos meros mortais, não sabemos. E por isto estão construido uma saida de emergencia para o mundo.
    O Gasto nestes equipamentos resolveria a fome do mundo!
    Quero saber que ligação poderia ter tudo isto com o aquecimento do planeta.
    Obrigado

  13. Hum...
    Muito legal essa matéria, Isis! Minha professora anda me enchendo o saco por esse aquecimento global. Vou mostrar sua matéria pra ela ver...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *