O LHC foi ligado hoje!

“Uma curta viagem de um próton, mas um salto gigantesco para a humanidade!”, Nigel S. Lockyer, diretor do laboratório Canadá’S TRIUMF, disse, hoje, a célebre frase.

Um, dois, três… valendo! Aperte o botão e lá vamos nós! Os cientistas ligaram aquela gigantesca máquina para fazer o primeiro teste. Jogaram um bando de prótons no buraco e botaram eles para girar. Deu certo! Deram uma voltinha completa.
Às 10:28 do horário local, hoje de madrugada no Brasil, o Large Hadron Collider (LHC) foi acionado marcando um momento histórico. Nós estamos vivenciando isso – do mesmo modo que observamos o 11 de setembro.
A física será dividida entre antes e depois do LHC. Graças a ele, possivelmente confirmarão se o que foi comprovado matematicamente sobre detalhes físicos – como a possível existência do Higgs, uma partícula que deu origem a tudo – faz sentido na prática. Caso contrário, quase tudo o que foi “comprovado” até hoje pode cair por água abaixo. E novos conceitos deverão ser estudados.
“It’s a fantastic moment,” disse Lyn Evans, líder do projeto. “Agora nós podemos olhar para uma nova era e entender detalhes sobre a origem e evolução do universo”, se maravilha.
Apesar da minha brincadeira, não basta apertar um botão vermelho para o colosso funcionar. Ele possui milhares de elementos individuais que precisam trabalhar em harmonia. Os horários devem ser sincronizados em um bilionésimo de um segundo. Vigas de partículas mais finas que um fio de cabelo precisam ser colocadas em linha de colisão.
Como funcionou com sucesso, deu o primeiro passo para que nas próximas semanas os prótons possam ser colocados em colisão. Quando essas “batidas” derem certo, os cientistas deverão calibrar os quatro principais laboratórios que ficam lá em baixo no túnel. Aí, sim, inicar para valer as pesquisas. Espera-se que dentro de um ano apareçam novos resultados. Por exemplo: como surge a massa e o que é a matéria escura.
O LHC foi criado pelo European Nuclear Research Centre (CERN). Dizem as más línguas que os Estados Unidos não participam como estado-membro – como a maioria dos países europeus – porque, há algum tempo, tentou competir e criar um LHC só deles.
Porém, algumas coisas não podemos fazer sozinhos – nem teria graça. Uma máquina dessas é uma delas. Assim, os EUA participam ao lado da Índia, Israel, Japão, Rússia e Turquia como observadores. Apesar que nem isso o Brasil é – e nem por falta de capacidade. Daí, outras más línguas dizem que é problema de investimento em ciência.
Leia aqui uma matéria completa que fiz sobre o tema e aqui um post. VEJA AQUI UM VÍDEO QUE EXPLICA COMO SERÁ CRIADO O BIG BANG. ELE NÃO ENGOLIRÁ A TERRA.
Obs.: Essas fotos foram tiradas agora. São oficiais. Que feliz fiquei com esse post do blog Noticiência – puts, continuo me sentindo! E sorry por ter escrito este post correndo. O dever me chama!

32 comentários em “O LHC foi ligado hoje!”

  1. então não há nenhuma particula girando ainda... pelo menos eles estã testando antes de usar... e o brasil está participando sim, temos cientistas, em uma emissora de tv aberta mostrou algumas semanas atrás ele no LHC
    t+

  2. Felipe, eles colocaram prótons para girar. Deram a volta inteira!
    Bom, quanto ao Brasil, ele participa. Temos diversas instituções envolvidas, mas não entramos como observadores e nem como estado-membro.
    Sei que em diversas universidades, como acho que na Unesp, existem computadores ligados ao LHC para receber as informações daqui e estudá-las...

  3. Duvido que isso Funcione !
    Vai fazer um buraco negro e engolir a terra mandando nós pro mundo desconhecido!
    se não for isso pode ocorrer de dar uma explosão, ou sei lá, uma Tsuname DENOVO!

  4. Que morrer que nada. Essa história de buraco negro é balela.
    Mesmo que haja um buraco negro, ele seria tão instável que não duraria nem um segundo.
    O LHC funcionou, só que os dados demorarão para serem calculados completamente, estima-se que seja em 2009.

  5. "Eureka LHC"! Talvez esses estudos que se originarão do LHC deverão promover um avanço na tecnologia global, no quesito: Combustível. Quem sabe talvez uma fonte de energia enesgotável possa ser criada já que falamos de origem da matéria e anti-matéria nesse projeto; Mil e uma aplicações as quais veremos depois dessa década (com muito otimismo), VÂO aparecer.
    Agora, com questão ao fim do mundo que todos falaram e ainda falam, que possa acontecer isso ou aquilo quando o LHC "funcionar à todo vapor", o que pessoas sem formação e informação, as quais não perdem 1~2s horas por dia pra poder se atualizar do que acontece ao seu redor e do mundo, fazem pra "agitar" a população mundial, Argh!
    Em resposta a uma pessoa religiosa, a qual afirmou que não devemos "mexer" com a as coisas de Deus, afirmo e digo:
    O bom senso também é algo divino, logo, se temos a capacidade de produzir tal aparato é por que Deus nos deu essa chance de alcançar supostos níveis de conciênciais e de conhecimento para que galguemos o degrau da evolução seja ela científica como espiritual e além do mais, se isso fosse "coisa do diabo" como foi dito por supostos espiritualistas na internet, o diabo seria imprudente, burro e tapado pra destruir de uma vez só algo que ele desprendeu esforços descomunais no passar dos milênios pra tentar subjulgar e CONQUISTAR e no final transformar tudo em massa condensada, acho que pro "diabo" seria muito mais interessante manter todos vivos e sofrendo, a morte muitas vezes é um alívio, como alguns acreditam.

  6. cara espécie ameaçada de extinção,
    acredito que os brasileiros já deveriam ter feito uma marchinha de carnaval para o grande colisor. É um ritmo amigável, que poderia nos distrair até o momento derradeiro.
    Representando os ideais culturais do meu país, tomei a liberdade de compor um esboço do que pode ser o próximo hino do fim do mundo. Está no seguinte endereço:
    http://queridobunker.wordpress.com/.
    Peço sua contribuição para melhorar essa letra,
    mas seja rápido, que nunca se sabe.
    um abraço cheio de suíngue,
    márcio

  7. Olha, realmente... isso não se pode chamar de coisa do diabo, até porque foi Deus que deu o discernimento e a "arte" de raciocinar.
    Eu sou cristão não acho ruim um equipamento desse. Primeiro porque ele irá provar de uma vez por todas as teorias em volta das criações de tudo. Segundo, Deus é tão grande que Ele pode usar alguns Higgs pra nos ter criado (por que não?). Ele é Deus, se Ele quisesse fazer a gente como massinha de modelar, Ele faria. Terceiro, acho muita ignorância de algumas pessoas falarem que é tudo do diabo. Nada a ver.
    Bom, dei minha opinião, isso é o que eu penso. Não seja ignorante e fique me xingando com esse papo que "Deus não existe".
    Se você tem a sua opinião sobre isso, eu tenho a minha.
    P.S: E se o mundo for acabar... e daí? Acabou e ponto final. (rsrsrs)

  8. Muito completo a sua reportagem Isis, parabéns!
    Com certeza o LHC vai nos dar muitas reposta. Como vi no meu blog e estou vendo no seu também, a religião é sempre uma pedra no caminho da ciência e vice-versa. Apesar de eu ser católico, mudei muito minha forma de pensar. Se não fossem os cientistas e outras pessoas que procuraram passar por cima da igreja, estaríamos vivendo com a mesma vida de Jesus há 2000 anos atrás...
    O que falta é um pouco de compreensão das pessoas sobre o que o CERN está fazendo. Ninguém é idiota o suficiente de criar uma máquina de 10 bilhões de dólares para simplesmente destruir o mundo. E com certeza faremos grandes descobertas.

  9. Ai como tem gente apocalíptica nesse mundo, rsrsrs O pior eh que tem gente que realmente esta com medo. Enquanto alguns se preocupam, outros pensam no lado comercial da coisa: seria perfeito se desenvolvessem mini buracos negros para serem comercializados. Assim seria possivel dar cabo em toda a tralha que ocupa espaço nesse mundo e em nossas casas, rsrs
    Otimos os artigos e mto boa a proposta do blog 😉
    Abs

  10. Os resultados desse experimento, acho eu, que deverão ser até hoje, o mais perto que o homem chegou a saber sobre o inicio do universo, espero que realmente sejam de grande valia esses testes, não só para a ciência, mas sim pra toda humanidade, pois o inicio da vida (e o fim também) é uma das respostas mais procuradas pelos homens ao longo da sua trajetória na Terra, vamos ver o que vai dar....
    Belo post, muito bem explicado e colocado, vi outros mas só comentei nesse...
    Ah, te adicionei no twitter (se vc não se importar, é claro...)
    Beijos...

  11. O problema é que os cientistas nunca tem certeza absoluta do resultado. Achava-se que a primeira reação de fissão nuclear destruiria o planeta, estavam errados, tomara que quando acontecer a primeira colisão também estejam errados quanto ao tal buraco negro.

  12. nss com o dinhero gasto dava p faze um tolo de coisa boa p mundo
    e quer sabe a origem do mundo
    tem um livro bem barato e pequeno q custa menos de 100, 00 reais!!!
    soh tem q lê e estuda esse livro

  13. Olá Isis, muito bons os seus posts. Gostei também das matérias sobre o LHC e a entrevista com o Frank Wilczek, no post anterior. Voce comenta sobre a possibilidade de o bozon de Higgs não ser encontrado: Como físico, que acompanha profissionalmente estes e outros acontecimentos do genero, acrescento que aparecendo ou não o boson, nem todos os físicos estão convictos de que ele deverá aparecer; em especial pelo fato de o mesmo ser a peça do quebra-cabeças a "fechar" o Modelo Padrão de Partículas Elementares, porém sem resolver questões da Gravidade Quântica (Stephen Hawking é um dos que pensa assim). O mais importante, ao meu ver e acima do sucesso TOTAL ou não do projeto LHC -e voce menciona algo nesse sentido- são os desdobramentos em termos de teses de doutorado e demais trabalhos (só do Brasil há ~50 cientistas lá). No dia 11 dei uma entrevista à TV-UFMG e, a uma pergunta sobre as vantagens do investimento de ~US$6 Bi, respondi que acima dosto, há os "efeitos colaterais" positivos. A World Wide Web é um exemplo: surgiu no CERN nos anos 1980/1990 para facilitar a comunicação entre os físicos. Agora o CERN desenvolveu o GRID, que é um sistema de processamento paralelo para dar conta das toneladas de dados gerados no LHC. Esse sistema GRID cetramente irá representar um novo paradigma em matéria de computação. Faço comentários nesse sentido no http://suzanacohen.wordpress.com/2008/04/08/web-10000-x-mais-rapida/
    Se alguem achar que os US$6 Bi não valem a criação do WWW e do GRID não saberá estimar o valor dos demais resultados advindos dessas pesquisas.

  14. Como eles pode dizer que é "um mini Big Bang" se o dito, Big Bang pelo o que eu sei, foi originado de uma particula do tamanho da cabeça de um alfinete?? acho que isso vái dar cagada =D

  15. poxa porque ligar e desligar?desliga esse treco e nao liga mais !não quero morrer algem quer?no centro do planeta tem magnetos e lava se um buraco se abrir vamos nos queimar!
    entenderam?

  16. Caraa realmente, está otimo ! "Direto e objetivo"
    enfim...
    eu fiquei super curioso sobre o assunto, ate msm pq nao é mto divulgado na calsse central então fico sem muito saber...!
    mas domino um pouco.
    fiquei esperando pelo DIA DA DESCOBERTA,masss no dia esperado sumiu tudo nao deu em nada... depois de esquecer a pesquisa,
    eu vi acho que no globo reporter retro... falando sobre mas mto rapido
    e disse basikament isso..." que o resultado foi adiado por causa de um vazamento"
    afinal o que aconteceu?
    bruno_revoltado.xd@hotmail.com
    acredito ter fontes mais fartas que as minhas

  17. aaaa o fato é simples, sempre vamos ter opositores!
    sempre vamos ser criticados
    o LHC pq ser feito?
    sempre teram dois lados
    defendendo o seu ponto d vista
    realment ôÔ tanto dinheiro gasto..." em uma coisa sem sentido"
    mas tem o lado cientifico e um assunto puxa o outro e cria uma bola d neve o fato é que ja esta pronto e ja foram gastos os tais "milhoes"
    mass agora que realment com todos os lados tanto cientifico como religioso sao confusos
    e que realment acredito que todos nos temos q ser alienado em alguma coisa se nao perdemos o sentido da vida do por que de vive
    eu acho interessantissimo e de extrema importancia para nós...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *