Jogos científicos no dia do estresse

Essa é para aprender inglês e ciência ao mesmo tempo. O Windows to the Universe é completamente divertido! Não conheço nada parecido em português. O site possui uma página com mais de dez jogos que tem como tema a ciência. Os gráficos podem até ser meio toscos, mal trabalhados, mas eu gastei um tempinho no jogo da memória, quebra-cabeças e em capturar o lixo espacial. Clique aqui para jogar também – as crianças irão adorar.
Aliás, o site inteiro merece uma visita. Ele possui versão em espanhol, veja aqui. Pelo que entendi, a idéia dele é explicar e divulgar a ciência. A maioria das “atrações” possuem nível básico, intermediário e pró. Possui árvore genealógica de algumas famílias de deuses, um calendário de datas científicas de todos os dias do ano e um “pergunte para o cientista”. Mobral.
Obs. 1: O LHC está bichado, hein? Com vazamento do gás hélio e, por isso, ficará fechado até o ano que vem. Haja olho gordo no experimento! Vamos mandar umas fitinhas do Senhor do Bonfim, figas e ferraduras para dar sorte? Afinal, Deus é brasileiro.
Obs. 2: Em São Paulo, hoje é o Dia Municipal de Combate ao Estresse. Conveniente, 24 horas depois do Dia Sem Carro… Sabia que, no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre do mal? Os principais sintomas são cansaço, dor na coluna, sentimento de medo e agressividade constantes, diminuição da produtividade e eficiência, perda de memória, aceleração do batimento cardíaco, irritação, entre outros – droga! A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) criou dez mandamentos ligados ao estresse para combater. Segui-vos atentamente:
1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2. Pratique atividades físicas todos os dias.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável. Pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.
Amém.

11 comentários em “Jogos científicos no dia do estresse”

  1. Observação sobre a observação 1: sabe que uma coisa que os construtores do LHC temiam é que a mera circulação de um feixe de prótons com altíssimas energias fosse capaz de gerar pares de partículas ao longo do percurso e que algumas dessas partículas (notadamente as antipartículas) fossem interferir com o funcionamento das bobinas?...
    Pode ser um mero vazamento em um duto de hélio, mas pode ser coisa mais complicada...

  2. Observação sobre o "Dia Mundial sem Carro": na verdade, ele ajudou muito a reduzir meu estresse. Claro que eu me lixei para ele e sai de carro... mas o trânsito estava uma beleza! Isso me deixa com considerações sombrias sobre os "ecologicamente corretos" e seu comportamento no trânsito... (há algumtempo eu me afasto de qualquer veículo que tenha alguma referência a "Jesus" - ou "Deus é fiel" - porque sempre tem um barbeiro na direção...)
    Mas, entre os conselhos para evitar o estresse faltou um muito importante: deixe seu telefone fora do gancho! (Impressionante a capacidade que as pessoas que não têm o que fazer, têm de acertar na hora em que você está mais atabafado para ligar para conversar sobre abobrinhas...)

  3. Vou visitar o site com minhas crianças. Sobre o LHC, deem uma olhada nos comentarios no Portal G!, aqui: é assustador o nivel dos comentários, as vezes penso que a divulgação cientifica nao apenas nao está atingindo seus objetivos (quais seriam eles?) mas está sendo contraproducente (por causa de nossos amigos ateus fortes militantes...
    Isis, quanto ao seu comentario no SEMCIENCIA, , imagino que vc tenha Bacon number porque trabalhou com filmes, não? Tem também Erdos number? Se não tiver, eu tenho (e assim, se a gente fizesse um paper - sobre blogs de ciencia?), nós dois teriamos um Bacon-Erdos number, o que não é nada usual!!! Que tal?

  4. O permalink para os comentarios sobre o LHC é:http://colunas.g1.com.br/redacao/2008/09/10/o-rap-do-lhc/
    A minha ideia para um paper seria uma análise estatística e uma análise qualitativa desses 167 comentários. Numero de comentários negativos, natureza dos argumentos contra o (dinheiro gasto com) o LHC, natureza dos argumentos a favor (as pessoas defenderam, mas com argumentos errados!), porcentagem de comentários "religiosos" etc. O que acham? Eu convidaria o João também, se ele topar!
    Imagino que em outros sites também foram postados comentários sobre o LHC. Talvez valesse a pena comparar os comentarios de Portugal com os do Brasil...

  5. Osame, eu já trabalhei sim e fui apresentadora de TV... Além disso, a Leila Diniz era prima do meu avó. Conta? Pela Leila Diniz, minha distância do Kevin - incluindo meu avô - é de quatro pessoas! Se valer os artigos que meu pai publicou, e sendo ele meu pai, também tenho o Erdos number... Mas topo a idéia do paper sobre os posts do LHC. Acalentaria ainda mais a discussão.

  6. Não, nao vale... risos Para ter um Erdos-Bacon numer oce teria que ser co-autora de um paper que levaria voce para a comunidade cientifica e matematica, de um lado, e estar ligada à comunidade artistica de filmes (ou televisao) até chegar no Kevin Bacon, usando a Internet Dat Movie (o site do Kevin Bacon Game calcula isso pra vc).
    Veja: http://oracleofbacon.org/cgi-bin/movielinks?game=0&firstname=Kevin+Bacon&secondname=leila+diniz&using=1&start_year=1850&end_year=2050&dir=0&use_genres=1&g0=on&g4=on&g8=on&g16=on&g20=on&g1=on&g5=on&g9=on&g13=on&g17=on&g21=on&g25=on&g2=on&g6=on&g10=on&g14=on&g22=on&g26=on&g3=on&g11=on&g15=on&g23=on&g27=on
    Sim, Leila Diniz possui dois graus de separação com Bacon. Mas vc atuou em algum filme ou programa de TV registrado na IDM?

  7. Stress... já está impregnado em mim. Apesar de saber as causas (não durmo, nem como direito), eu não posso me livrar dele. Estou sempre nervosa, ansiosa, com olheiras, dor no corpo, e blablabla XD
    Acho que preciso desistir do jornalismo, virar hippie e me mudar pra uma comunidade alternativa de alguma seita adoradora de trance do interior de goiás XDD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *