Dia da Descarga Mundial

Lembra-se do World Jump Day? Não? Então, leia aqui. Sob o slogan “Porque pular não é legal. Vamos dormir, minha gente!”, lançaram – com um senso de humor apurado – o World Sleep Day 2009. Dia 11 de janeiro do ano que vem, às 6h34, todos devem nanar. Veja comunidade no Orkut aqui. Curioso é que existe um site na internet – aqui, em inglês – que marca o mesmo dia mundial da naninha para dia 20 de março.
Como criatividade pouca é bobagem, um engraçadinho inaugurou o World Descarga Day. Dia sete de dezembro, às 15 horas, todos devem dar descarga para fazer com que a rede de esgoto transborde. Veja comunidade no Orkut aqui. Acredito que não passa de uma brincadeira, uma sátira para todos os dias de comemoração que temos ao ano. Existem os clássicos comerciais – dos Namorados, Pais, Mães -, os de protesto – da Terra, Água, Oceano -, os de Santos e afins – São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida – e por aí vai. É para lotar qualquer ano – será por isso que o Calendário Maia “prevê” o final dos dias em 2012?
Deixando a brincadeira de lado, dar descarga sem ter o menor propósito de eliminar os excrementos é uma idéia sem cabimento. Atualmente, a revista The Economist promove um debate online sobre a água. Em tempos de crise econômica e ambiental – longe de mim ser ecochata – mandar água pelo ralo é uma completa bobagem. Sob o tema “A água, um recurso escasso, deveria ser negociada de acordo com seu valor no mercado?”, a página é a mais acessada da revista. Vote também aqui. Neste exato momento, 59% das pessoas são contra.
Mas será que a água irá acabar? Segundo hidrogeólogos, não. A água não irá acabar. Isso porque além das superficiais, existem os lençóis freáticos com a substância purinha – na maioria dos casos. Além disso, é possível extrair água potável do mar. Por fim, se toda a H2O do mundo for poluída, basta tratá-la. Então, por enquanto, podemos ficar sossegados. Mas, claro, sem mandar para ralo abaixo um bem tão essencial para a vida.
Em tempo, uma bacia sanitária gasta 12 litros de água por descarga! Quer saber quanto se consome mensalmente de água na sua casa? Faça o teste aqui.

2 comentários em “Dia da Descarga Mundial”

  1. Há muito tempo que se sabe que o maior consumo doméstico de água (tratada, o que é pior...) é com as descargas das privadas. Já passou da hora de alguém pensar seriamente em criar um modo de reciclar águas servidas para esse serviço pouco nobre. (Só que isso é fácil de dizer... na prática... 🙁 )

  2. Embora muitos levem na brincadeira essa coisa de racionamento de agua, isso é realmente coisa seria...Jaja teremos nosso consumo de agua limitado a 20 litro por dia(exagarei).
    P.S. Eu dei descarga hj (dia da descarga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *