Europa projeta megalaser colossal

Gentem! A Europa está com síndrome de Pinky e o Cérebro. Adoro! Você não imagina o que os europeus estão construindo agora… um MEGALASER para fusão nuclear!
O objetivo do High Power laser Energy Research (HiPER, pegou a sigla?) é produzir muita – mas muita – energia, usando a fusão nuclear, que não polui tanto o ambiente. As pesquisas tiveram início este mês. Entre os anos de 2010 e 2012, serão feitos alguns testes para ver se a teoria dará, realmente, certo na prática. Seu funcionamento está previsto para o ano de 2020.
Ele é gigante. Sua estrutura é do tamanho de um estádio de futebol! Veja a “bola” e os raios vermelhos na imagem. O laser “gera” energia ao comprimir átomos de hidrogênio. Os atuais reatores nucleares usam a fissão nuclear para gerar energia – obtida a partir da divisão de um átomo em dois. Na fusão nuclear, a energia é obtida quando dois átomos são agrupados para formar um.
A criação do megalaser envolve a participação de 25 instituições de onze países. A Grã-Bretanha é a líder! Por isso, o HiPER pode ser instalado dentro da ilha. A Comissão Européia investiu 13 milhões de euros em dindin vivo e, aproximadamente, 50 milhões em assistência material – como fornecimento de hardware e de especialistas.
Como o HiPER funciona?
O laser “gigante” apertará o hidrogênio – uma gás incolor, inodoro e inflamável. Dessa maneira, o hidrogênio ficará com uma densidade 30 vezes maior do que a do chumbo. Em seguida, um segundo laser aumentará a temperatura do hidrogênio acima de 100 milhões de graus Celsius.
Nessas condições, os núcleos do hidrogênio se fundirão e formarão o hélio – aquele usado para os dirigíveis voarem. No momento em que os núcleos forem fundidos, será perdida uma pequena quantidade de massa e liberada uma colossal quantidade de energia.
A idéia é a mesma aplicada pelos motores de carro. Assim, essa ação será repetida várias vezes, gerando muita muita muita energia. Leia mais aqui, no site do HiPER.
A propósito, será que ele colaborará com o final do mundo? Afinal, LHC + HiPER + 2012 = Calendário Maia… Brincadeirinha, viu?!?
Obs.: Sexta à noite, o Igor Zolnerkevic, do Universo Físico, e eu demos uma entrevista sobre jornalismo científico para o Canal Universitário. Assim que for ao ar aviso, mas está previsto para o ano que vem… E a palestra sobre os números da indústria farmacêutica – de sábado – foi interessante. Gráficos, mais gráficos que não cabem aqui. Conhecimento interno.

7 comentários em “Europa projeta megalaser colossal”

  1. Sem problemas, Igor!… Esqueceu que o LHC vai produzir um BN ali pertinho?… E, se a coisa começar a sair do controle, basta botar uns economistas para dirigir os projetos que tanto o BN como a GV vão à falência e três tempos… 😛

  2. Põe síndrome de Pink e Cérebro nisso! Os europeus tão fazendo tudo grande, até parece uma certa cidade do interior de SP. Tem ainda o ITER: http://www.iter.org/
    Dizem por ai que o Brasil vai colaborar com o ITER. Tomara que sim, e que seja não só com matéria prima, mas com os cérebros dos nossos pesquisadores…

  3. A Europa investe forte em novas energias, até por falta de opções. O Brasil é abençoado pelos seus infinitos rios. A compreensão física do Sol deve ter sido aplicada no projeto, fusão termo-nuclear é a essência da estrela de hidrogênio =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.