Curiosidades sobre o horário de verão

Hoje, às oito horas da matina, as ruas estavam vazias! Como assim numa segundona? Aposto que, com o horário de verão, o povo perdeu o momento de levantar. De sair para a labuta! Agora, aqui em casa todos estão com cara de zumbi. Sorte de quem pode fazer a divina siesta – não é o meu caso, infelizmente.
Apesar do sofrimento para abrir os olhos, adoro o horário de verão. Primeiro, porque o dia parece durar mais – 24 horas é muito pouco. Depois, é uma delícia sair de casa no final da tarde e observar as cores do crepúsculo. Por fim, posso colocar em prática, de uma vez por todas, o “Projeto Verão de Biquíni 2009”.
Explico. Desde a semana passada, desligo o computador. Saio para caminhar e jogar conversa fora no final da tarde. À noite, volto a escrever. A idéia é aquecer para – a partir da semana que vem – começar a correr. Como estava escurecendo mais cedo, eu tinha certo receio de passar pelos lugares sombrios. Agora, posso labutar até mais tarde sem medo de ser feliz!
Se você está, como eu, com o relógio completamente perdido… Tome nota:

  • O Brasil está dividido em três horários. Clique aqui para saber se, no estado em que está, o Jornal Nacional vai passar às seis horas da tarde;
  • Veja aqui a hora atomicamente certa para sua cidade. Arrume sem relógio! Sem mais desculpas para perder a hora.


Mais curiosidades:

  • Qual o objetivo do horário de verão?

Segundo o Observatório Nacional (ON), nos meses de verão, o sol nasce antes que a maioria das pessoas tenha se levantado. Se os relógios forem adiantados, a luz do dia será melhor aproveitada pois a maioria da população passará a acordar junto com essa dádiva de luz.

  • Os outros países também possuem?

Yes, baby. Lembro que, quando estava em Portugal, meu relógio estava mais adiantado devido a esse fato. Saiba que em Londres, no verão, às onze horas da noite ainda é claro – observe a foto que eu tirei, nesse horário, do The National Gallery. Aliás, paulistas e nordestinos, no Sul do Brasil, em dezembro, até quase nove horas da noite também é “de dia”!

  • Por que raios na Bahia o horário de verão é diferente sendo que ela está na mesma “linha” – longitude – do Rio de Janeiro?

Porque a Terra é um pião que gira torto. Durante o verão, ela inclina para cima a parte ao sul da linha do Equador. Assim, o Sol acaba iluminando mais esses lugares. Quanto mais ao Sul, mais tempo de luz.

  • Quem inventou esse horário?

Adivinhe… Um inglês, em 1907, chamado William Willett. Ele era membro da   Sociedade Astronômica Real – aqui. Como hoje, o argumento do cientista era a diminuição da criminalidade e redução no consumo de luz artificial. Claro que teve gente que não gostou da idéia como pais de alunos e fazendeiros. Daí, o primeiro país a colocar em prática foi a Alemanha, em 1916, para economizar energia visando a guerra.
Obs.: A blogueira Dana Malua elegeu este que vos fala como um dos 10 Melhores de Blogs 2008! Viva! Veja o post aqui.

7 comentários em “Curiosidades sobre o horário de verão”

  1. Hoje, às oito horas da matina, as ruas estavam vazias! Como assim numa segundona?
    Hoje é um meio-feriado: Dia do Comerciário... 😉 3/8 das pessoas não foram trabalhar e outros 3/8 não tinham como sair para comprar... Que trânsito maravilhoso!... 😀

  2. "24 horas é muito pouco." - Super concordo!
    Lembro quando fui pra Florida, lá tava em horário de verao, daí o horário era o mesmo que o da minha cidade natal. Quando falei com minha mãe no telefone ela "que horas são aí?" eu "ah, 3 horas, q nem aí" ela "q sem graça!" ahuhauha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *