2012: data marcada para morrer?

Credo, que título mais mórbido. Ainda mais na esperança de um, enfim, ensolarado final de semana… O fato é que escrevi uma matéria para o portal iG sobre a tal da “Profecia Maia”. De acordo com a “lenda”, dia 22 de dezembro de 2012 o Calendário Maia acaba. E o mundo irá junto para o buraco – será negro?
Passei, praticamente, quatro dias – incluindo sábado e domingo – lendo livros sobre o tema. Agradeço as editoras que mandaram os exemplares. Pesquisei, matutei, falei com experts. Soube até de um efeito sensacional. Existe uma pirâmide no México que, quando o dia nasce, devido a maneira que o Sol bate nela, a sombra parece uma serpente que desce ao solo. No final da tarde, a serpente volta para o topo da construção. Sensacional.
Na realidade, o que acontece com o Calendário Maia é o mesmo que ocorre com a Bíblia. Cada um interpreta da maneira que bem entende. Eu prefiro acreditar que, para esse inteligente povo, a vida e a natureza eram cíclicas. Daí, acaba um período e começa outro. Vamos entrar na era do meu signo! A Era de Aquário! O mais idealista que todos do zodíaco. Pô, seria até injusto o mundo acabar.
Bem sei que, durante a apuração, me deparei com cada coisa… Tirei as dúvidas com o físico e autor do blog Por Dentro da Ciência, Adilson J. A. de Oliveira. Segundo o professor, muitos usam conceitos realmente científicos para criar uma espécie de pseudo ciência. Ou seja, explicar o que eles imaginam “cientificamente”, distorcendo o que foi comprovado. Tem lá na matéria. Antes, para tal, os antigos usavam a mitologia. Depois, o cristianismo. Agora, a ciência!
Quer saber o que é verdade e o que é mentirinha? Leia a matéria inteirinha aqui.
Céticos, atenção. Existe a possibilidade do final estar próximo… Quem viver até 2012, verá. Ha ha ha (risada malígna).

9 comentários em “2012: data marcada para morrer?”

  1. Olá. Depois de ver muitos documentários in "BBC", "National Geographic", "Discovery Channel" ... sou da opinião que o planeta terra continuará a existir para além da vida humana...
    + meteorito ou - meteorito que caía sobre o planeta terra e destrua o modo de vida, tal qual como a conhecemos, novas formas de vida surgirão.. Por isso não devemos ter medo de encarar o futuro.. o amanhã..
    Contudo o mundo poderá acabar a qualquer momento, bastará, para tal, falecer.. Uns vão outros vêm..
    Mas já agora só mais uma coisinha, (confesso que sou um total desconhecedor da "Profecia Maia"), então mas ainda existe algum povo Maia?! Provavelmente desapareceram com as invasões/colonização espanhola... A partir daí provavelmente as profecias vão por "água abaixo".. Provavelmente todas as civilizações tiveram os seus mitos, profecias, etc.. etc.. mas não passam disto... puras especulações!
    Até nós temos um poder de criar a nossa própria profecia e se existir alguém que a escreva num livro pode ser que ela se arraste no tempo..
    "No ano 4849DC o mundo começa.. vamos ser todos ricos e viver numa lua de Júpiter" 🙂
    bons post's

  2. Fiquei fascinado nesses programas, i think was discovery, é a relação das piramides dos maias com a posição das estrelas da época e de certa forma, relação com as piramides do Egito, considerando que os dois povos não se conheciam(?) bela perfeição matemática. "...e vi um novo Céu, e vi uma nova terra" revelação de João, na inspiração divina, devemos buscar a Eternidade, quanto a querida terra e galáxia, vão continuar existindo depois de nós, como arco-íris depois de uma chuva de verão.

  3. Pode até ter passado um no Discovery, mas o que eu vi foi no History (o popular THC 😉 ). Mas a idéia básica é essa mesmo, Isis: a partir de 22 de dezembro de 2012 (AD), o ciclo do Calendário Maia termina. Mas os próprios Maias não davam qualquer "interpretação" sobre o fim desse ciclo: era apenas um referencial (assim como o "ano oficial" termina às 24:00h de 31 de dezembro, o que nem quer dizer que a Terra tenha mesmo completado uma volta em torno do Sol...)
    E, é claro, as pirâmides do Egito e as da América têm que guardar uma correlação. Aliás, se você quiser incluir Stonehenge no negócio, também pode... E, se por quaisquer cargas d'água essa civilização desaparecer, a que seguir vai incluir Monte Palomar e outros entre os "mistérios" da civilização "desaparecida".
    E vai - que nem esses "estudos" sobre os Maias - transformar as ruínas de estádios de basquete em "Templos onde sacerdotes realizavam estranhas cerimônias, imitando o percurso dos astros" e deixar uma pontinha de dúvida sobre se o tal "NBA Hall of Fame" era um "Altar de Sacrifícios" ou não... (vide (a href="http://www.estantevirtual.com.br/livro/13023411/Lem_Stanislaw_Memorias_Encontradas_numa_Banheira.html">"Memórias encontradas em uma banheira" de Stanislaw Lem...)

  4. as pessoas estão interpretando esse teroria maia errado pelo que eu sei o que o calendario maia diz é que começara um novo ciclo em 2012 e nesse ano haveram grande mudanças isso pode ser o mundo acabar(o que acho muito dificil pois o planeta se adapta a varias mudanças)tbem imaginam que a raça humana seja extinta dando lugar a novos seres etc...etc... e etc vamos esperar pra ver só o tempo dirá.

  5. Sinceramente não sei o que dizer pois isso só quem sabe é o nosso todo poderoso DEUS.
    Não sabemos quando o mundo ira acabar cada historia que eu escutei.
    Diziam que em 2000 o mundo iria se acabar.
    Acho que só sei de uma coisa:O Pai que fez todos nós sabe da resposta,mas isso só quem dira é o tempo como varias pessoas falam.
    Mas eu sinto que o mundo não ira acabar pois existe muitas pessoas do bem.
    Mas tambem sinto em que o nosso todo poderoso Deus pode acabar com o mundo por causa que existe tambem muitas pessoas que endam fazendo muitas maldades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *