Estudo publicado no American Journal of Epidemiology afirma que o consumo diário de laticínios, especialmente o leite, aumenta o risco do homem de desenvolver o Mal de Parkinson. Feito com 57.689 homens e 73.175 mulheres, entre 1992 e 2001, mostrou que homens que ingeriram produtos à base de leite tinham 60% mais chance de desenvolver a doença.
Esse risco, nos homens, aumentou proporcionalmente à quantidade de ingestão de leite. Nas mulheres, a ingestão de leite parece sem ligação com a incidência da doença. Pesquisas anteriores já haviam feito a relação entre Mal de Parkinson e consumo de laticínios, mas o motivo é ainda desconhecido. Apenas sabe-se que o cálcio, a vitamina D e a gordura não são os causadores da doença.
Obs. 1: O queijo e o iogurte mostraram-se menos perigosos que o leite em si.
Sobre a doença
O Mal de Parkinson tende a afetar mais os idosos machos. Aproximadamente, 60.000 novos casos aparecem por ano no mundo. Tire dúvidas sobre a doença aqui, site da Associação Brasil Parkinson.
Obs. 2: Era o que me faltava… Sou completamente apaixonada por laticínios e derivados, principalmente os divinos queijos. Vai ser difícil esquecer o leitinho. Aliás, nós, mulheres, temos maior propensão a ter osteoporose, especialmente as caucasianas. Ainda bem que a bebida apenas faz mal para os homens. O que é estranho, não?
Se a gente for se preocupar com tudo que dizem que faz mal, não comeremos nem beberemos mais nada! Cada alimento tem elementos benéficos e maléficos; então o jeito é se deliciar com os seus favoritos e pronto…
Agora fiquei com medo… Pq eu sou a personificação do mamífero. Tomo em média 1 litro de leite por dia rsrsrs.
Serei eu visitado pelo velho alemão?
Medo!
Que mal eu pergunte: como surgiu a idéia de associar o Mal de Parkinson com o consumo de leite?… 😯 Que indícios havia de que uma coisa poderia estar relacionada com a outra?
Nossa, eu também adoro leite. Mas será que é verdade? Ainda acho que o milk traz mais benefícios ao organismo do que possibilidades para desenvolver o Mal de Parkinson.
João Carlos,
Não sei… Uma boa pergunta para investigar…
Outro dia tava pensnado nessas pesquisas. É curioso ver, por exemplo o ovo. Desde que eu nasci, já ouvi ser transdormado em vilão e mocinho umas 30 vezes.
Gosto muito de leite… mas faz tempo que nao tomo. Desde que comecei a dieta cortei..
got milk?
e agora, vão anunciar “aprecie com moderação”?
Danem-se as pesquisas… beba e coma a vontade!! 😛