Mau humor pode ser doença

Essa eu deixo para os rabugentos de plantão. “O mau humor pode ser uma doença”, diz Karen Camargo, psicóloga clínica. Sabe aquela pessoa que nunca está contente com nada? Que só reclama? Apenas vê o lado o negativo de tudo? Então, pare de brigar. Ela pode estar doente. Sofrer da chamada distimia.
Essa incógnita é um transtorno que pode ser entendido como uma forma crônica de depressão, podendo muitas vezes apresentar sintomas como alterações no apetite, na qualidade e quantidade de sono, baixa energia ou fadiga, isolamento social, sentimentos de desesperança e insegurança. Muitas vezes o distímico – paciente que sofre com a doença – atribui a culpa a outras pessoas, as “responsáveis” pela sua desfavorável situação.
A distimia é um dos transtornos do humor mais comuns. Estima-se que esse distúrbio acometa entre 3% a 5% da população geral, afetando igualmente homens e mulheres. Porém, como disse, muitas pessoas portadoras da doença não sabem que têm tal problema. Eles acreditam que os sintomas de pessimismo, negativismo, tristeza e baixo nível de energia são normais.
A doença não deve ser subestimada, pois Karen afirma que o doente corre um risco 30% maior de desenvolver quadros depressivos graves. Qual o tratamento? De acordo com a psicóloga, sessões de psicoterapia e o uso medicamentos – antidepressivos. Se acabou a leitura resmungando – ou lembrou de alguém rabugento – procure um médico. Tristeza não tem fim, mas pode ter cura.

11 comentários em “Mau humor pode ser doença”

  1. isso vale para "mal humorados temporais"?
    aqueles (eu estou na categoria) que nas primeiras 3 horas da manha estao mega mal humorados?
    no geral nao sofro do mal...mas de manha, hmmm, numa segundona..uufff

  2. e não é norma ter mau humorl?! Ter que ouvir uma bobagem tremenda do seu chefe BEM DE MANHÃ e não ficar fula é normal?! acordar cedo e ainda assim chegar atrasada por causa do sono de beleza de outros e não estressar pq o segundo chefe te olhou muito torto por causa disso é tranquilo?! Ouvir uma bazófia do seu namorado no dia do aniversario de namoro é justo?!! jesus, preciso achar um psicólogo!! ...Mas me pergunto quem é q não ficaria fulo com essas coisas...

  3. Eu sou uma pessoa malmorada e sofro muito com isso ,mais não consigo controlar parece que é automatico quando alguém me acorda quando estou dormindo nossa acabou o dia pra mim fico malmorada o dia inteiro.

  4. Minha namorada é psicologa formada, só que tem muito mal humor se acorda ela então é o terror só e ela dormi muito de dia e fica acordada de madrugada. Isso pode ser um sintoma dessa "doença"?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *