As pessoas não sabem usar filtro solar, diz pesquisa

paraty_-072 Amigas, eu tinha outros planos de post. Mas essa notícia que acabei de ler é tão super hiper importante para nossa pelinha nos trópicos que terei que compartilhá-la. Ainda mais porque ando vendo muito filme sobre sol, praias, areia, mar, piratas, piratas e que piratas… Ai, deixa para lá. Estamos no verão.
Segundo “minha” dermatologista, a melhor maneira de evitar o envelhecimento é usando protetor solar todos os dias! Além de ajudar a proteger de problemas como o câncer de pele. Segundo artigos publicados no Indian Journal of Dermatology, a porção ideal de protetor solar deve ser de acordo com a área da pele que ficará exposta ao sol – claro.
A pesquisa aponta que, no rosto dos homens, o correto é aplicar 1,5 ml/cm² – quantidade de protetor  para cada centímetro quadrado – e 1 ml/cm² nas mulheres – nós temos área facial menor. Esses números equivalem a uma colher de chá rasa que deve ser aplicada a cada duas horas. De preferência no horário entre as 10 e 16 horas do dia, isso se você não ficar como uma lagartixa no sol nos outros horários.
O problema é que as pessoas usam, em média, de 0,5 a 1,5 ml/cm² de protetor a cada aplicação. Maurício Pupo, professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, afirma que muitas pessoas passam 30% da quantidade ideal. “Se o volume utilizado for abaixo do aconselhado, a proteção será muito menor e vulnerável. Os cálculos de Fator de Proteção Solar (FPS) são logarítmicos, isto é, ao ser aplicado, por exemplo, um produto de FPS 60 em menor quantidade, o consumidor não terá nem o equivalente a FPS 30, ocasionando queimadura na pele”, explica o professor.
Obs. 1: A foto eu tirei em Parati. Saudade.
OBS. 2: ÚLTIMOS DIAS PARA VOTAR NOS MELHORES BLOGS DE 2008. O XIS-XIS ESTÁ CONCORRENDO EM CIÊNCIA! CLIQUE AQUI E PARTICIPE! INSISTO NA AJUDINHA!

9 comentários em “As pessoas não sabem usar filtro solar, diz pesquisa”

  1. duvidas sobre filtro solar.
    uso filtro solar a mais de 2 anos diáriamente, e agora, uso fator 50, fico exposto ao sol diáriamente, mas por momentos curtos, indo e voltando para casa, ao andar na rua, cerca de 10 min, e estou todo moreno, o filtro está funcionando? é normal ficar moreno mesmo com um filtro 50? O filtro solar bloqueia os raios UV, mas mesmo assim deixa a pele morena? muitas dúvidas... ser que vc sabe algo disso????
    bjs

  2. Gabriel, a dermatologista disse que devemos passar protetor de manhã e logo após o almoço. Mas eu acho que sua pele está protegida sim contra os raios prejudiciais. Acontece que o sol aí é tão forte que acaba queimando. Vou confirmar com o Dr. Taddeu.
    Igor, não, não... Como disse o médico, é logarítmico. Se passar pouco não terá nem 15... Mande a ver!

  3. Matéria interessante, contudo me parece estranha a informação de 1,0 ou 1,5 ml/cm2. Não seria 1,0 ou 1,5 ml por aplicação em um rosto médio?
    Se considerarmos um rosto com 10 x 10 cm, o que é bem pequeno, isso daria uma área de 100 cm2, o que implicaria em aplicar 150 ml no rosto. É isso mesmo?

  4. De fato esta frase
    "A pesquisa aponta que, no rosto dos homens, o correto é aplicar 1,5 ml/cm² - quantidade de protetor para cada centímetro quadrado - e 1 ml/cm² nas mulheres – nós temos área facial menor."
    não deve estar correta.
    1) Se a recomendação é de ml/cm2, o tamanho do rosto não é a justificativa para a diferença de gênero.
    2) O meu rosto tem uns 30x20 cm2 = 600 cm2. Eu precisaria de quase um litro (900 ml) de protetor. Uhhh. Non sense.
    A idéia do protetor é formar uma película que reflete principalmente os raios UV em cima de cada célula da epiderme. O tato vai nos dar a melhor medida.

  5. Samuel,
    O pior é que não achei o artigo. E olhe que eu procurei... Por isso temos que confirmar tudo, mesmo material de assessoria de imprensa... Mas valeu pela dica.
    Suely, é mais eficaz. Só que se comparar entre o 15 e o 30, por exemplo, a diferença da eficácia entre os dois é maior. Ou seja, a partir do 30, é um pouco melhor, apenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *