Começa o Ano Internacional da Astronomia

Você deve ter visto por aí, em sites e blogs, a imagem ao lado. Explico. Esta semana a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou o Ano Internacional da Astronomia, em Paris. Agora, 140 países – incluindo o Brasil – farão atividades para divulgar a astronomia.
A partir de amanhã a semana já está repleta de atrações, a maioria em comemoração à abertura. Sugiro que entre neste link – que lista todos os eventos – e anote na agenda o que achar mais interessante. Acredito que ao longo do ano a lista será atualizada. Vale conferir uma vez por mês.
Eu não sei ainda para onde irei. Moro ao lado de um observatório, mas nunca consegui conferir de perto. Sempre algum imprevisto aparece. Agora, as lentes do gigante não me escapam! O organizador Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), disse que uma das metas no Brasil é que ao menos 1 milhão de pessoas tenham, pela primeira vez, a experiência de olhar por um telescópio. Pretendo ser uma entre um milhão!
O site internacional oficial do evento é este aqui. Dê uma fuçada! Tem sugestões de livros, explicações sobre o que é astronomia, notícias e por aí vai. Apesar de estar em inglês, possui informações didáticas em espanhol e em outras línguas.
Já o site brasileiro do evento – veja aqui – também é bacana. Tem um calendário lunar do ano inteiro, mapa do céu no mês em que estamos e textos em linguagem simples sobre vários temas astronômicos. A maioria em português – os links que coloquei levam direto às respectivas páginas. Divirta sua estrela guia!
Por que foi escolhido o ano de 2009?
Porque a data coincide com o aniversário de 400 anos das primeiras observações com o uso do telescópio pelo cientista italiano Galileu Galilei!

3 comentários em “Começa o Ano Internacional da Astronomia”

  1. Existe uma série fascinante do Universo, toda quarta-feira no History Channel, para quem é espiritual e acredita em Deus, é de ficar perplexo =)

  2. Legal, Isis. vou pôr em breve esse selo no Amálgama, coletivo que eu edito (www.amalgama.blog.br). segunda feira vai ao ar um post que fiz, “Astronomia em 5 vídeos”, que pesquei no Youtube.
    Ah, depois me dá um toque aí no editor.amalgama arroba gmail.com. queria te fazer um convite.
    abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *