Imagine quatro mil pessoas em um galpão conectadas ao mesmo tempo na internet fazendo sabe-se lá o que. Pronto! Resumindo, isso é a Campus Party. Confesso que tinha preconceito com relação a esse tipo de evento. Mas agora que assumi minha parte nerd de ser, deixei a frescura de lado. E os nerds vão dominar o mundo!*
O Centro de Exposição Imigrantes, na capital Sampa, está divido em três partes: área de alimentação mais estandes de empresas – para onde fui primeiro e de tabela respondi uma enquete do Ibope -; parte onde existem mesas compridas com cadeiras de plástico e acesso à internet; e um “puxadinho escondido” repleto de barracas de quem acampa.
O burburinho rola na área dos computadores. Tudo acontece ao mesmo tempo: as pessoas falam, gritam, cantam, veem palestras, conferem shows, fazem massagens, são entrevistadas por jornalistas, passam por robôs e tropeçam nas cadeiras. Foi aí que, entre uma conversa e outra – encontrei vários blogueiros, incluo aqui o pessoal da Rede Ecoblogs –, uma mulher passou.
Ela estava vestida de maneira comum. Usava blusa estampada de tons rosados, calça jeans e sandália alta. Mas… No pescoço – juro! – ela pendurou uma folha de sulfite com tais palavras escritas de canetinha preta: “Não sou nerd”. O mesmo que passar no meio da arquibancada da torcida do Corinthians com um cartaz “sou palmeirense”. Vai plantar coquinho no asfalto!
Após trocar infinitas idéias com gente como a gente, eu vi: computadores coloridos – essas luzes não são nada ecológicas, foto acima -, robôs que funcionam, coelhinhas da Playboy e concurso de fantasias. Enfim, toda a diversidade cultural brasileira pode ser encontrada na Campus Party. Claro que, se sumissem do mapa todas aquelas pessoas, o país perderia 95% do seu QI e 98% dos provedores e afins iriam à falência.
Campus Party Verde
A Rede Ecoblogs – da qual o Xis-xis participa! – possui um QG com cadeira feita de garrafa pet. Aprenda o passo a passo aqui. Os organizadores do evento disponibilizam várias palestras sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente. Fotografei a palestra ao fundo dos bancos feitos de pneu, retalhos de tecido e escultura de papel. Super campestre – foto ao lado direito.
Após ter mergulhado de cabeça no fantástico mundo da blogosfera, quinta-feira tem mais. No final da tarde, vão rolar duas mesas redondas sobre divulgação científica em blogs. O pessoal do Lablogatórios – tente falar rápido sem travar a língua – irá participar. Hasta la vista!
*Frase proferida por mim durante o primeiro encontro de blogs científicos – leia aqui.
nossa profissional! adorei!
Gabriel, super obrigada! Profissinal é o seu blog! Um real diário de viagem!