Índios participarão da reunião da SBPC

Não é apenas na Campus Party que os índios estão presente – o que, aliás, mostra exatamente a miscigenação que é esse país, leia mais aqui.  A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará, de 17 a 20 de março próximo em Tabatinga, no Amazonas, uma reunião regional. O evento terá um público pouco comum em encontros científicos: povos indígenas, comunidades ribeirinhas e populações de fronteira.
O tema central é “Conhecimento na fronteira” – em referência ao fato da cidade estar localizada no extremo oeste amazonense, onde o Brasil faz divisa com o Peru e a Colômbia. A programação conta com cursos, conferências e mesas-redondas. São esperados participantes colombianos e peruanos.
Para Marilene Corrêa, reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a reunião possibilitará um olhar da ciência para as necessidades e dificuldades da região. Incluindo problemas de diferentes como: meio ambiente, desenvolvimento tecnológico, articulação entre três países e institucionalização do estado como nação.
Curiosidade. O Instituto de Natureza e Cultura, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), oferece cursos na cidade de Benjamin Constant onde é preciso pegar uma lancha de Tabatinga e navegar por 30 minutos.
Óbvio que o encontro é preparatório para a Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Manaus, de 12 a 17 de julho próximo, com o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”. Será a 61ª Reunião Anual da SBPC, a primeira na capital do Amazonas.
Tenho um amigo que possui parentes no Pará. Ele conta que a realidade do Norte é completamente diferente da nossa. Como citei acima, a comunicação com várias cidades é feita pelo rio. Eles vivem no meio – literalmente – da floresta amazônica.
Sexta, participei de uma mesa-redonda na Campus Party Verde – veja fotos aqui no Flick da Maria Carol – com outros blogueiros de meio ambiente e ciência. Rafael, do RNA mensageiro, perguntou: “Você gosta de viver na Suíça ou no Brasil?” Seria o sudeste o Brasil?
Fonte: Foto do site Índios On-line.

2 comentários em “Índios participarão da reunião da SBPC”

1. Maira, nesse caso, acredito que será feito direitinho. Mesmo porque as universidades e pesquisadores estarão juntos procurando discutir os problemas da região... É outra visão! Me parece diferente do Fórum Social Mundial deste ano, por exemplo.