Conhece o plástico verde?

A Braskem foi uma das empresas vencedoras do Prêmio Responsabilidade Ambiental da Global Plastics Environmental Conference (GPEC) 2009, promovido pela Society of Plastics Engineers (SPE). A petroquímica brasileira – isso mesmo, pasme – ganhou graças ao projeto “Materiais plásticos feitos de recursos renováveis”.
Trata-se de um polietileno – ou plástico – criado a partir do etanol de cana-de-açúcar. Segundo esta matéria que li no site Terra, o produto é o resultado de uma composição com 90% de eteno e 10% de buteno, gases obtidos a partir do processamento da cana.
Há dois anos, estava pesquisando sobre o produto para publicar uma matéria na revista de decoração em que eu trabalhava. Na época, a assessoria de imprensa afirmou que a partir de 2009 a produção seria em escala industrial.
A empresa está montando uma fábrica em Triunfo, se não engano uma cidade de Pernambuco do Rio Grande do Sul. Pelo que andei lendo, apesar das previsões, apenas ficará pronta para valer em 2010. Eles pretendem produzir até 200 mil toneladas por ano do produto.
Segundo a Braskem, multinacionais de vários ramos – como até a cosmética – estão interessadas. Afinal, o produto contém 100% de matéria-prima renovável. Só tem um problema, quanto será necessário plantar para produzir o tanto?

4 comentários em “Conhece o plástico verde?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.