O gosto dos tomates não é mais o mesmo

Evito comer tomates, ultimamente. Maduros ou levemente verdinhos, nem coloco no prato. Logo eu que não vivo sem salada.
Há seis meses, tenho notado que esse fruto que compramos – na feira, fresco – está estranho. Para conferir minha dúvida, perguntei para minha mãe: “Notou que o gosto dos tomates não é mais o mesmo?”
“Sim!”, respondeu de imediato. Sei lá o que acontece. Nunca bebi agrotóxico puro, mas agora tenho a impressão de comer esse produto no lugar do tomate. Mais alguém concorda comigo?
Mesmo assim, às vezes cedo à nostalgia. Ontem de madrugada, mandei a ver num lanche irresistível de tomate pelado. Fome!
Obs.: Segunda-feira, dia 16, estarei no programa “Todo Seu”, apresentado pelo “bonitinho” Ronnie Von, para falar sobre blogs. Mais colegas participarão também. Entre eles, dos blogs Pergunte ao Urso e Nova Corja Censurado. Ueba.

13 comentários em “O gosto dos tomates não é mais o mesmo”

  1. Isis,
    não vou deixar de ver vc no Ronie !!
    Qto. aos tomates, acho q tb não vou deixar de comê-los, não !! Eles são tãaao gostosos … mas para diminuir a quantidade de agritóxicos ingeridos pelo consumo do tomatinho, me deram uma dica: tirar as sementes. Me disseram q é alí, nas sementes, onde a maior parte do agrotóxico se acumula. Será q faz diferença mesmo ?!
    Beijos

  2. O sabor do tomate, ou a falta do sabor, deve ter pouca coisa a ver com os agrotóxicos e sim com os fertilizantes que fazem o tomate crescer mais e mais rápido. Crescem com mais água. Ficam sem graça. Veja por exemplo o livro “Uma maça por dia …” de Joe Schwarcz, pg 226.
    “O que se pode fazer é lavar bastante os alimentos quando chegar em casa em água corrente. Grande parte dos inseticidas que não são sistêmicos são retirados nesse processo de lavagem”, recomenda Eloísa Caldas, coordenadora do Laboratório de Toxicologia da Universidade de Brasília (UnB) citado http://www.ecodebate.com.br/ em 28 de Abril de 2008.
    Comer tomates, bem lavados, faz bem. Sem nóia nem “ouvi dizer que … ”

  3. Oi Isis, esse post aqui não é diretamente um comment do seu post, mas do blog todo. Veja e vamos nos falar. Muitas coisas a fazer este ano, super beijo!!
    No ano 2011, comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará também uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.(Ag.Fapesp)

  4. coitada das sementes do tomate! já ouvi que as malditinhas causam pedras nos rims, cancer (sei lá aonde) e agora são viciadas em agrotóxicos?!?!?! sei lá, tem cara de conversa fiada de vó isso e meu ceticismo grita cada vez que escrevo essas coisas…
    e quanto ao gosto dos tumates, tenho 19 anos (bebê), acho que desde que me conheço por gente eles tem o msm gosto… é triste pensar que nunca comi tomate de verdade!!!

  5. Ísis, você tem toda a razão. O sabor do tomate não é mais o mesmo. A minha mãe sempre diz a mesma coisa de uns tempos para cá. Eu que sempre os adorei agora como sem prazer. Eles parecem aguados e quando mais maduros ficam horríveis. Quando tenho acesso compro legumes orgânicos, o sabor é outro!

  6. huuuumm. tomatinhos “bombados” , mais água e menos gosto, certo … o mesmo deve acontecer com o meninos “bombados”, q andam perdendo o GOSTO tb, ficam assim … bem sem graça !!!
    rs 😀

  7. Oi Ísis,
    Te vi no Ronnie. Achei muito legal tua participação, assim fiquei conhecendo o teu blog. É muito bom. Parabéns.
    Beijos,
    Cláudio (Caruaru, PE)

  8. Oi, Isis.
    Sou jornalista também e vi sua entrevista ontem no Todo Seu, por isso resolvi procurar o blog.
    Achei muito interessante, pois escrevo sobre saúde e gosto muito do assunto.
    Quanto ao gosto do tomate, eu ainda não percebi. Mas já ouvi relato de duas pessoas sobre a questão.
    Parabéns.

  9. Ei! Também te vi no programa! Coisa nova, a Isis tímida… ainda bem que conseguiu segurar a gargalhada, ia dar um susto em todo mundo.
    Já passou o endereço daquela comunidade alemã pros filhos do botinho que falam alemão?, e ui ui ui, todos falam, mas meu filho mais velho fala que é uma beleza, ui ui ui…

  10. Vc no Roni quem diria vai levar cantada… quanto ao gosto dos alimentos foi algo que me surpreendi aqui tudo tem gosto diferente, mesmo aqueles que visualmente são iguais o gosto ee completamente diferente!
    Básicamente são menores, com cores, gosto e aroma mais fores, mas ao contrario dos dai nõa são tão “caldolentos” isto é quando mordemos eles sõa mais rigidos… morangos, tomates mamões, melões, laranjas… sem falar nos alfaces e folhas em geral, que sõa praticamente arvores de tão duros, haja fogo para cozinhar!

  11. Angela, você viu? Mas acho que essa das sementes é lenda…
    Samuel, obrigada pelas informações!
    Fabio, obrigada. Que bárbaro. Você tem mais informações?
    Chocobo, eu sinto que o gosto dos tomates está diferente… E que bárbaro! Vou postar os links! Valeu.
    Luiza, faz tempo que não como orgânicos. Vou fazer o teste, boa!
    Cláudio, muito obrigada! Volte mais vezes!
    Danielle, obrigada! Você tem links de matérias suas para eu ler?
    Thiago, pois é! Um milagre! É porque esses dias não estão sendo fáceis…
    Gabriel, eles são cultivados aí mesmo, certo? Com certeza, as condições climáticas, geológicas e da agricultura devem interferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *