USP lança graduação on-line e SP inaugura bilioteca. Tudo de ciências

A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá o curso de Licenciatura em Ciências por ensino a distância. Será o primeiro curso de graduação da universidade oferecido on-line e fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior.
O curso já foi aprovado pelo Conselho Universitário. Mas quer focar a formação de professores de ciências para o ensino fundamental. “O projeto pedagógico do curso é inovador, pois promoverá o ensino multidisciplinar, que permitirá a integração das grandes áreas do saber, como física, química, astronomia e sociologia, por exemplo”, diz a reitora  Suely Vilela.

Não é lindo? Achei na medida. Perguntei para a assessora quando as inscrições estarão abertas, mas ela ainda não sabe.
Mais dados sobre o curso
Carga horária: 2.835 horas, 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas às atividades acadêmico-científico-culturais.
Vagas: 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.
Vestibular: será realizado pela FUVEST. O vestibular deverá oferecer bônus de forma a priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica; licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente; portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área; egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados; e portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Essa outra dica foi dada por um dos leitores – e amiga minha – deste blog. Este mês, foi inaugurada a Biblioteca de Ciências Mário Schenberg – a primeira destinada apenas à ciência nesta louca cidade! Segundo o site da prefeitura, seu acervo é voltado à divulgação da cultura científico-tecnológica. E o objetivo é fazer com que os jovens tenham contato com a ciência e se interessem por ela – claro.
O site da biblioteca exibe os 60 mil títulos disponíveis no local e reúne a programação mensal. Ele está uma gracinha, veja aqui. Indico uma navegação pela parte de “Ciências e Cientistas”. Para quem quer ingressar nesse vasto mundo científico, com certeza, a biblioteca é um bom começo!
Ah, você deve estar se perguntando, quem foi Mário Schenberg? De acordo com o colégio localizado na Grande São Paulo que leva seu nome, Mário Schenberg é considerado um dos pioneiros da física teórica – que usa modelos matemáticos e conceitos físicos com técnicas como lógica e análise – e da astrofísica – parte da astronomia que aplica a física – moderna no Brasil. Nasceu no Recife (PE), em 2 de julho de 1914.

3 comentários em “USP lança graduação on-line e SP inaugura bilioteca. Tudo de ciências”

1. Isis vi sua entrevista na tv gazeta por acaso olhando a internet e achei voce muito Linda. Maravilhora, pele sedosa. Parabens pelo blog,e de hoje em diante vou acompanhar suas postagens. Sou do interior de Alagoas. Visita esse estado, ele igual a voce!