Quem mora perto de fast-food tem mais chance de sofrer AVC

O estudo feito nos Estados Unidos, onde muita gente come em fast-food, é interessante. A chance de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) é maior onde existem muitos restaurantes de comida rápida. A descoberta foi realizada por pesquisadores, incluindo Lewis B. Morgenstern, da  Universidade de Michigan.
Os cientistas estudaram a cidade de Nueces County, no Texas, que possui 262 restaurantes de fast-food. Entre janeiro de 2000 e junho de 2003, foram registrados  1.247 casos de AVC. Nas áreas com mais restaurantes do tipo, a chance de sofrer de AVC era 13% maior. Aliás, essa porcentagem era proporcional. Quanto mais fast-food nos lugares, mais pessoas com esse problema de saúde.
Pelo que entendi, os pesquisadores continuaram os estudos em outras cidades para ver se uma coisa tem a ver com a outra. Como o polêmico caso da masturbação causar câncer de próstata – leia aqui – a relação não prova que comer esse tipo de comida aumenta o risco de AVC. Mas… é estranho, não?
It doesn’t matter. Para mim, hoje já é carnaval. Nessa época de perder calorias, um lanchinho desses cai mais que bem. Leia a matéria aqui no site da CNN, em inglês.
Foto: Um kebab de frango que devorei em Amsterdã.

10 comentários em “Quem mora perto de fast-food tem mais chance de sofrer AVC”

  1. Normalmente as empresas guiam suas estratégias pelo consumo. Talvez lugares onde hajam redes fast-food revelem um hábito não tão saudável. Não apenas comendo nestes lugares, mas como um todo.
    Abraço,
    Búfalo

  2. É incrível… Sempre existem esses estudos pouco conclusivos, onde tudo que se faz é traçar uma estatística com base em poucas variáveis. Assim, temos que, POR COINCIDÊNCIA OU NÃO, quem mora perto de fast-food tem mais chance de sofrer AVC.
    É isso.

  3. Eu não tenho dúvidas do efeito maléfico da chamada JUNK FOOD.
    Eu confesso que gosto de Mac Donald´s, mas minhas idas ao dito cujo se limitam a 1 ou no máximo 2 vezes ao mês. E mesmo assim para um lanche, NUNCA na condição de substituir um almoço verdadeiro.
    No Rio, o Mac Donald´s vem sofrendo com a concorrência…
    Lojas como: Spoleto, Vivenda do Camarão, Batata Ingleza e outras vêm cada vez mais tomando o mercado do Mac…
    Não é raro encontrar na hora do lanche o Mac vazio e as demais lojas da praça de alimentação cheias…
    Beijo e bom carnaval.
    Luiz

  4. Este tipo de estudo é interessante mas às vezes constata algumas obviedades ou não se consegue comprovar uma hipótese ou outra. Cabe mais estudos para os quais, usualmente não há dados confiáveis.
    Lembro que a famosa enfermeira/matemática britânica Florence Nightingale (1820-1920) matou a charada das mortes de soldados em hospitais durante a guerra, percebendo a correlação de mortos com a localização de hospitais. Eu assisti um filme documentário sobre ela. Acho que é o de 1985.
    Tanto na Inglaterra de então quanto no município do Texas do estudo sobre o McAVC, a existência e disponibilidade de dados foram utilizados para fazer tratamentos matemáticos. Moral da história: criar e manter bancos de dados podem salvar vidas, se analisados de maneira estatística.

  5. Búfalo, os cientistas devem investigar isso também…
    J.F. de Souza e smx, será?
    Luiz Abrantes, obrigada! Aqui em São Paulo noto o mesmo. Mas também percebo que surgem cada vez mais restaurantes de junk food.
    Gabriel, não acredito que em Moçambique não tem Mc!
    Samuel, acredito que, neste caso, os dados revelam mesmo o que já sabemos…

  6. Francamente, um estudo que sozinho não diz nada… …mas enfim.
    .. Lembro que quando voltei dos EUA, eu era esquálido de tão magro… sempre detestei McLixo… e lá as opções são poucas pra quem não tem muito pra gastar… como eu era obrigado a fazer comida em casa (por que era a opção que eu me permitia), as vezes o cansaço me vencia e nem comia (é que trampava de 12 a 19h por dia). .. quando a grana era mais do que curta, 2 Whopper Jr. me faziam feliz…a 95 cents cada (mais 5 cents pelo queijo).. hehehehe… …Prefiro um belo cachorro quente podrão de esquina do que um McLixo carissimo e tão ruim e pouco saudável quanto o outro. ..mas enfim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *