O estudo feito nos Estados Unidos, onde muita gente come em fast-food, é interessante. A chance de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) é maior onde existem muitos restaurantes de comida rápida. A descoberta foi realizada por pesquisadores, incluindo Lewis B. Morgenstern, da Universidade de Michigan.
Os cientistas estudaram a cidade de Nueces County, no Texas, que possui 262 restaurantes de fast-food. Entre janeiro de 2000 e junho de 2003, foram registrados 1.247 casos de AVC. Nas áreas com mais restaurantes do tipo, a chance de sofrer de AVC era 13% maior. Aliás, essa porcentagem era proporcional. Quanto mais fast-food nos lugares, mais pessoas com esse problema de saúde.
Pelo que entendi, os pesquisadores continuaram os estudos em outras cidades para ver se uma coisa tem a ver com a outra. Como o polêmico caso da masturbação causar câncer de próstata – leia aqui – a relação não prova que comer esse tipo de comida aumenta o risco de AVC. Mas… é estranho, não?
It doesn’t matter. Para mim, hoje já é carnaval. Nessa época de perder calorias, um lanchinho desses cai mais que bem. Leia a matéria aqui no site da CNN, em inglês.
Foto: Um kebab de frango que devorei em Amsterdã.
Normalmente as empresas guiam suas estratégias pelo consumo. Talvez lugares onde hajam redes fast-food revelem um hábito não tão saudável. Não apenas comendo nestes lugares, mas como um todo.
Abraço,
Búfalo
É incrível... Sempre existem esses estudos pouco conclusivos, onde tudo que se faz é traçar uma estatística com base em poucas variáveis. Assim, temos que, POR COINCIDÊNCIA OU NÃO, quem mora perto de fast-food tem mais chance de sofrer AVC.
É isso.
Ah! Aproveitando...
Feliz em receber tua visita ao EscúchamePorra depois de tantos anos! =)
=*
Eu não tenho dúvidas do efeito maléfico da chamada JUNK FOOD.
Eu confesso que gosto de Mac Donald´s, mas minhas idas ao dito cujo se limitam a 1 ou no máximo 2 vezes ao mês. E mesmo assim para um lanche, NUNCA na condição de substituir um almoço verdadeiro.
No Rio, o Mac Donald´s vem sofrendo com a concorrência...
Lojas como: Spoleto, Vivenda do Camarão, Batata Ingleza e outras vêm cada vez mais tomando o mercado do Mac...
Não é raro encontrar na hora do lanche o Mac vazio e as demais lojas da praça de alimentação cheias...
Beijo e bom carnaval.
Luiz
Conversa fiada.
Vcs não fazem idéia de como eu quero um Big Mac... O último que comi tive que viajar 8 horas e ir a outro país... acho que pelo menos estou livre do AVC!
Este tipo de estudo é interessante mas às vezes constata algumas obviedades ou não se consegue comprovar uma hipótese ou outra. Cabe mais estudos para os quais, usualmente não há dados confiáveis.
Lembro que a famosa enfermeira/matemática britânica Florence Nightingale (1820-1920) matou a charada das mortes de soldados em hospitais durante a guerra, percebendo a correlação de mortos com a localização de hospitais. Eu assisti um filme documentário sobre ela. Acho que é o de 1985.
Tanto na Inglaterra de então quanto no município do Texas do estudo sobre o McAVC, a existência e disponibilidade de dados foram utilizados para fazer tratamentos matemáticos. Moral da história: criar e manter bancos de dados podem salvar vidas, se analisados de maneira estatística.
Búfalo, os cientistas devem investigar isso também...
J.F. de Souza e smx, será?
Luiz Abrantes, obrigada! Aqui em São Paulo noto o mesmo. Mas também percebo que surgem cada vez mais restaurantes de junk food.
Gabriel, não acredito que em Moçambique não tem Mc!
Samuel, acredito que, neste caso, os dados revelam mesmo o que já sabemos...
Francamente, um estudo que sozinho não diz nada... ...mas enfim.
.. Lembro que quando voltei dos EUA, eu era esquálido de tão magro... sempre detestei McLixo... e lá as opções são poucas pra quem não tem muito pra gastar... como eu era obrigado a fazer comida em casa (por que era a opção que eu me permitia), as vezes o cansaço me vencia e nem comia (é que trampava de 12 a 19h por dia). .. quando a grana era mais do que curta, 2 Whopper Jr. me faziam feliz...a 95 cents cada (mais 5 cents pelo queijo).. hehehehe... ...Prefiro um belo cachorro quente podrão de esquina do que um McLixo carissimo e tão ruim e pouco saudável quanto o outro. ..mas enfim...
Alex, mas um cachorro-quente também não é a melhor solução! rs