Quer dizer, hoje à noite. Coloque o celular para despertar. Às 20:30h todos estão convidados – pela ONG WWF – para apagar a luz. Um manifesto contra o aquecimento global. O objetivo é que 1 bilhão de pessoas do mundo inteiro curtam o escurinho durante uma horinha. Quer saber mais? Clique aqui.
Essa idéia de apagar a luz me remete a outro problema que convivemos: o céu não é mais estrelado. Isso nas capitais ou cidades com muitos habitantes. Na realidade, as estrelas continuam iluminando o universo. Acontece que são tantas, mas tantas luzes artificiais acesas aqui na Terra, que acabam ofuscando o brilho dos astros. Tanto que, na Europa, já há uns cinco anos os designers procuram projetar luminárias de forma que seu foco fique completamente virado para baixo. Apontando para a rua. Evitando que fuja qualquer raio de luz para cima.
Esse problemão se chama poluição luminosa. Leia aqui, no site da ONG Observatório Céu Austral, um texto bem bacana explicando direitinho o que isso significa.
A idéia foi muito boa. A expectativa é que, este ano, 1 bilhão de pessoas participem.
Aliás, a poluição luminosa não é a única a atrapalahar a admiração das estrelas. Não sei se é a mais relevantes. A poluição "normal", encobrindo as cidades des nuvens escuras e carregadas traz uma influência muito grande. Talvez até maior.
Abraço,
Búfalo
http://naoserouser.wordpress.com/
Achei também! Mas, infelizmente, não pude participar, pois estava trabalhando.