Pimentão é o alimento que mais possui agrotóxico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista dos alimentos comercializados no Brasil e seus níveis de agrotóxicos. O pimentão apresentou o maior índice de irregularidades para resíduos de agrotóxicos durante o ano de 2008. Mais de 64% das amostras continham problemas.
O morango, a uva e a cenoura também tiveram índices elevados de amostras irregulares. Ganharam o segundo lugar com mais de 30% cada. De acordo com o site da Anvisa, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a segunda maior causa de intoxicação no país é culpa dos agrotóxicos. A primeira, dos medicamentos. Lembra-se que reclamei do gosto dos tomates – leia aqui? Então, 18,27% deles apresentaram resultados insatisfatórios. Devem ser bem os que eu consumo – saco.
Por outro lado, podemos cair de boca, respectivamente, na manga e na banana. Entre os poucos 17 alimentos analisados, os dois foram os mais seguros com relação ao uso do defensivo agrícola. Para conferir mais informações e a tabela completa clique aqui. Neste link, leia o PDF detalhado com dados desde 2002.

6 comentários em “Pimentão é o alimento que mais possui agrotóxico”

  1. Este é mais um assunto controverso...
    Agrotóxicos...
    A questão é:
    Temos uma população de 6,5 BILHÕES de seres humanos para alimentar.
    Como produzir alimentos suficientes para esta população sem o uso de agrotóxicos ?
    Resposta: É IMPOSSÍVEL!
    Não trabalho em nenhuma indústria de agrotóxicos, mas simplesmente, até hoje, o ser humano não conseguiu produzir alimentos para esta população de forma eficiente e rentável sem o uso de agrotóxicos.
    As pessoas, imagino que por puro desconhecimento, pois certamente NUNCA visitaram uma plantação, pensam que podemos plantar sem o uso de agrotóxicos. Que podemos ter uma legião de agricultores no meio das plantações catando as diversas pragas existentes...
    No dia que o ser humano tiver algo viável, tenha certeza que será implantado!
    Abrantes.

  2. Hormônios para animais; irregularidades nos agrotóxicos usados em frutas, legumes e verduras...
    Acho que vou começar a fazer fotossíntese! Hehehe...
    A propósito: blog bastante interessante!

  3. Concordo com você Luiz, mas somente parcialmente, o problema é que o ser humano é uma raça muito egoísta, sempre irá fazer coisas que sejam mais fáceis e que O AJUDEM (e que se ferrem os outros), e se o humano quer ELE CONSEGUE, pois acredito que coisas como viajar o espaço, e cavar km debaixo na terra também não sejam tão fáceis.
    Bá! É complicado.
    PS: Não sou gaucho, e a população já beira os 9 Bi.
    Abraços.
    Victor.

  4. Bom, ainda bem que detesto pimentões...
    Luiz, creio que existam alternativas... da mesma forma que há transportes melhores que carros e eteceteras... ..mas é dificil ir contra um sistema inteiro, que beneficia quem mais tem poder de barganha...
    Isis, Gustavo, ...tive uma professora de ecologia cujo sonho era ser uma samambaia... ela ficava indignada em como que pode o ser humano não conseguir fazer fotossintese... "uma coisa tão simples", como ela dizia... hehehehe... eu me rachava de rir...

  5. oIE !LUIZ...LEGAL SEU BLOG....GOSTO MUITO DESSES TIPOS DE ASSUNTO! E NAO CONCORDO .... COM ESSES PRODUTOS QUE ESTA SENDO EXPORTADOS!! AI E A POPULACAO TA SE PREJUDUCANDO!
    E PRECISO O USO DOS AGROTOXICOS! .....MAIS QUANDO SERA QUE O HOMEM ! VAI PENSAR NISSO!..ACHO QUE NUNCA.....POR QUE O DINHEIRO LI SATISFAZ BASTANTE......
    MAIS AOS POUCOS A HUMANIDADE VAI SE AGONIZANDO!
    PEDINDO SOCORRO PRA ESSE MONTAO DE DESASTRES NO NOSSO MUNDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *