Feliz Dia da Terra!

“A Terra é azul”, exclamou o russo Yuri Gagarin. No ano de 1961, ele foi o primeiro homem a orbitar em volta do planeta. Mas a nossa querida casa é de todas as cores, de todos os credos, de todos os amores. Hoje – ufa, em tempo –, comemora-se esse planeta fantástico onde vivemos.
Para variar, o Dia da Terra foi criado por um americano. Quando, em 1970, o senador Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Aos poucos, nações do mundo inteiro – pleonasmo – passaram a celebrar a data. O Brasil a adotou em 1990.
A Nasa criou um site bem bacaninha – visite aqui – para celebrar. Logo na página principal, é possível ver uma série de imagens deslumbrantes da Terra tiradas do espaço. Nem é preciso ler inglês para entender. Repare no colorido e nas diferentes formas!
Uma galeria mais completa de imagens do planeta pode ser conferida neste endereço. Infelizmente, por meio delas, qualquer um consegue observar as queimadas, o desmatamento e a poluição.
Bom, meu intuito era escrever um post mais poético sobre esta data querida. Mas a rotação da própria Terra me impediu. Assim, deixo aqui mais um link. Essa matéria do iG mostra atitudes ecocidadãs que todos devem praticar para poupar o planeta.
Meu axé para a deusa Gaia! Amém!

5 comentários em “Feliz Dia da Terra!”

  1. Hoje a Terra não é mais tão azul. Aos poucos novas imagens vão se formando. Uma delas, a marca do desmatamento. E anoite, a Terra parece uma caixa de vagalumes: milhões de luzes piscando e se acendendo.
    Abraço,
    Búfalo

  2. Puxa Isis....
    Você tocou num tema bastante interessante e do qual sou simpático!
    GAIA! A alma da Terra!
    A primeira vez que ouvi este tema foi no filme Final Fantasy: Spirits within, acho que o primeiro filme de computação gráfica de personagens humanos!
    Me tornei fã deste filme!
    Me desculpe Búfalo, mas tenho certeza que outro astronauta diria a mesma coisa que Gagarin disse...A Terra continua azul!
    Fala-se muito em desmatamento...principalmente da Amazônia. Mas a Europa e os Estados Unidos também eram cobertos de florestas...Cadê as florestas do primeiro mundo ????
    Tanto a Europa quanto os Estados Unidos NÃO tem moral NENHUMA para falar de proteção ambiental no Brasil.
    Alguém sabe o quanto já foi desvastado da Amazônia, considerando-se a floresta original ?
    17%!!!!!!!!!
    Isso mesmo!!!!!! SOMENTE 17%!!!!!!!
    Considere 500 anos de Brasil, desde que foi "descoberto" pela Europa.
    Sabe quem me falou este índice ?
    Um cara do GreenPeace. Vi num documentário. Em seguida, o repórter questionou...
    "Então se somente 17% da Amazônia foi devastada, porque vocês (do GreenPeace) fazem este estardalhaço todo ????"
    A resposta: "É para que não se continue devastando..."
    Eu até concordo, em parte, com ele. Mas o primeiro mundo faz um alarde na Amazônia, que não existe!
    Na minha opinião o pessoal do Green Peace NÃO tem moral para falar em proteção ambiental, pois eles somente sabem fazer uma coisa: Dizer que são contra. Me lembra muito aquele pessoal do PSTU.
    Eu gostaria que eles propusessem SOLUÇÕES.
    Dizer que uma HIDRELÉTRICA é um desastre ambiental, uma TERMELÉTRICA é lançadora de CO2, uma usina atômica (que diga-se de passagem, não lança uma grama de CO2 na atmosfera) gera lixo radioativo e uma usina EÓLICA é um problema devido aos pássaros migratórios...Então qual a solução proposta por eles ?????
    Dizer que NADA serve, acho muito confortável...
    Gostaria de visitar uma casa ou apartamento de um membro do GreenPeace:
    1) Os móveis NÃO podem ser feitos de madeira!
    2) Não pode ter uma geladeira, pois tem CFC!
    3) Não pode ter qualquer equipamento elétrico, pois afinal de contas, não existe alternativa de energia elétrica limpa.
    4) O piso também não pode ser feito de madeira! Nem de cerâmica, pois precisa-de de energia para fazer uma cerâmica.
    A conclusão que chego é que esse pessoal mora em CAVERNAS!
    Acho que não gostaria de visitar a casa de um desses caras...
    Saudações ao DIA DA TERRA!
    Abrantes.

  3. Isis, você vai comentar sobre o documentário EARTH, que (aqui em Ribeirão) ainda está passando nos cinemas? Vc assistiu? Demais!
    Luis, uma das informações do documentário era de que a maior parte das florestas da Terra são as florestas de coniferas no hemisferio norte, estas sim responsáveis por uma boa parte da produção do O2 (descontando o plancton, claro).
    Logo, na verdade Canadá e paises do (extremo) norte da Europa, e Russia, preservam sim suas florestas (ou talvez não haja humanos que queiram morar por lá...)
    Canadá é um pais de primeiro mundo, Luis. Os EUA são apenas um pais de recém-ricos esnobes ignorantes...
    É o Canadá que deve ser o nosso modelo de civilização, não essa anomalia histórica dos EUA...

  4. bbjenitez,
    Tive o prazer de conhecer o Canadá! Isso foi em 2007.
    Algumas conclusões que tirei da minha visita de 2 semanas.
    1) País extremamente educado, típico de uma nação desenvolvida. Tudo organizado, sem camelôs no centro da Cidade (estive em Calgary). Trânsito educado, sem essa correria desenfreada em que se vive em países sub-desenvolvidos.
    2) Um país sem muito orgulho...Pode-se afirmar que o Canadá é uma província norte-americana e eles não ficam ofendidos com isso. É fato que o modelo norte-americano funciona muito bem por lá, mas para os orgulhosos, isso machuca um pouco o ego...
    3) Tive a oportunidade de visitar as Montanhas Rochosas e vi algumas florestas da estrada que pegamos... Vamos ver se chegamos a mesma conclusão...
    A visão que vi das florestas foi esta:
    a) Todas as árvores com o mesmo tamanho!
    b) Todas as árvores alinhadas, separadas pela mesma distância!
    c) Somente um tipo de árvore! Justamente a conífera que você comentou em seu post.
    Que conclusão chegamos ?
    Não é preciso um mestrado, muito menos um doutorado para se chegar a brilhante conclusão que a tal da floresta foi, na realidade, REFLORESTADA!
    Óbvio que não tiro o mérito de tal ação!
    Mas apenas enfatiza o fato que escrevi que o Primeiro Mundo NÃO tem qualquer moral para falar de proteção ambiental da Amazônia!
    ELES simplesmente destruíram suas florestas originais!
    Já de um tempo para cá, eles começam a tentar consertar o que fizeram em seu passado.
    Concordo contigo quanto a morar no Canadá. Tive a sorte de ir em julho, logo, no verão deles! Tive que usar casaco à noite, pois era um frio de lascar...Cerca de 10ºC. Isso para um carioca é frio extremo...risos...
    De dia fazia uma temperatura agradável.
    A questão é: E em dezembro ?
    Não fale deste modo dos Estados Unidos...
    Soa quase como inveja...
    Não morro de amores por eles, mas é fato que o capitalismo (inventado por eles) deu certo no Mundo. O comunismo ruiu, infelizmente... Que País adota o comunismo no Mundo ? Nem me fale em China, pois é o maior capitalista do mundo, maior até que os EUA.
    Mas acredito mais num sistema misto entre capitalismo e o comunismo, onde o Estado tem as suas funções essenciais que deveriam ser exercidas somente por ele. A Europa tenta fazer este misto...
    Um abraço a todos,
    Luiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *