A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) está desenvolvendo uma série de estudos científicos. Sempre quis participar como voluntário de uma pesquisa, mas nunca soube como? Confira se o seu perfil se encaixa em algumas das situações abaixo. E viva a ciência.
Cuidadores familiares
O estudo busca verificar os efeitos de práticas de yoga e meditação na redução do estresse, da ansiedade e da depressão dos cuidadores familiares – aquelas pessoas que cuidam dos parentes doentes – de pacientes com doença de Alzheimer. Os interessados deverão ter 30 e 65 anos e, ao menos, o segundo grau completo. Também não podem ter asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome de cushing ou diabetes mellitus; fazer uso de corticóide tópico ou nasal nos últimos trinta dias; beber álcool – mais do que cinco doses por semana -; usar drogas; e não ser praticante de yoga ou técnicas de relaxamento (!). Se é o seu caso, entre em contato com a Sueli pelo telefone (11) 5082-2382.
Doença de Parkinson
O Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC) busca pessoas para participar de pesquisa sobre a Doença de Parkinson. Os voluntários devem ter entre 33 e 80 anos e concluído, no mínimo, a quarta série do ensino fundamental. O LiNC oferece transporte e alimentação durante a participação nas avaliações neuropsicológicas e neuroimagem. Também serão realizadas avaliações psiquiátricas e coleta de sangue. Os interessados não devem: apresentar a doença ou possuir parentesco consangüíneo com quem tenha – tipo pai e mãe -; ter doenças neurológicas de qualquer espécie ou diabetes; fazer uso de medicações psiquiátricas ou de drogas. Mais informações com Carmen pelo telefone (11) 7589-9509.
Fibromialgia
O Centro de Estudo e Psicobiologia do Exercício (CEPE) recruta mulheres com fibromialgia que não tratam com medicamento. A pesquisa avaliará os efeitos da hidroterapia. As interessadas devem ligar para (11) 55720177 e falar com Sandra ou Andressa. A Fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios de sono.
Alcoolismo
O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) do Departamento de Psicobiologia busca voluntários com idades entre 18 e 65 anos para participar de pesquisa clínica sobre o tratamento do alcoolismo. Os interessados, que devem apresentar problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas, podem ligar para 5083-1084 e falar com Valéria. Sorte!
Gostaria saber se há alguma pesquisa emandamento pra fibromialgia,pois foi dignosticado há mais ou menos 4 anos e não tem cura, e gostaria de participar de alguma pesquisa.
Desde já agradeço
Janaina,
Infelizmente, não sei te dizer ao certo. Sugiro que entre em contato com as universidades como USP, Unesp e Unicamp. Sorte e melhoras!
Gostaria de saber se já foram desenvolvidas pesquisas que associem a utilização do cagadô( espécies de quelônios de água doce) a elaboração de médicamentos a controle e erradicação de pessoas contaminadas com o vírus HIV.
Ressalto essa possibilidade, pois essa especié de quelônios é utilizada para a cura de distintas enfermidades. Vale a pena pesquisar.
Tatiane, não sei te dizer... Sugiro que pesquise em sites como o http://www.scielo.org/php/index.php .
Gostaria de saber como o meu pai, portador do parkinson, poderá se inscrever para os teste com o neurocientista Miguel Nicolelis.
Gostaria de saber como o meu pai, portador do parkinson, poderá se inscrever para os teste com o neurocientista Miguel Nicolelis.
gostaria de saber como meu pai pode se inscrever como voluntário em pesquisas p o mal de parkinson e se já existe pesquisa com voluntários p célula tronco
gostaria de saber como faço para escrever meu pai na pesquisa da cura do mal de parkison,que sofre da doença a 18 anos e um sofrimento ve-lo naquela situaçao,nos moramos em ananindeua no para ele tem 68 anos.
olá gostaria de me inscrever para ser voluntario de pesquisas como faço???
Ana, entre em contato com as universidades públicas. Abraços
Se for para a felicidade de todos e saúde geral da nação, coloco-me à disposição dos pesquisadores, sou portadora da doença de parkinson, diagnosticada em dez./ 2007, tenho 57 anos, moro em Belém / PA, rogo à Deus e a N. S. de Nazaré que dê sabedoria a equipe p/ descobrirem a causa, cura dessa e outras patologias. SUCESSO!