Cientistas das universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizam uma pesquisa para descobrir quais são os países mais limpos do mundo. Em 2008, os “vencedores” da Environmental Performance Index (EPI) – algo como Índice de Desempenho Ambiental, em português – foram: Suíça, com 95.5 pontos; Suécia e Noruega, com 93.1 ambas. Na América, o país mais limpo é a Costa Rica. O Brasil está em 34º mundial e em oitavo como americano.
Foram analisadas 149 nações do mundo todo. Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores monitoraram a saúde ambiental, a poluição do ar, os recursos hídricos, a biodiversidade e o habitat, os recursos naturais produtivos e as mudanças “a favor” das alterações climáticas. O ranking completo e a explicação para os seis itens você pode ver aqui, em inglês.
Mas… Na boa. O Reino Unido e a Alemanha estão logo no início da lista. O que os europeus já emitiram de gases de efeito estufa durante toda a Era Industrial…
Ou seja, a julgar pelo último parágrafo do seu post, essa pesquisa também não é muito limpa...
Bjs e inté!
Muito conveniente... Eu me lembrei, assim de relance, de Bophal, Índia. Para quem contou a lambança ecológica? Para a Índia?...
hum... realmente muito suspeita a pesquisa.
Jú, ela dever ser correta... Mas é que esses rankings "esquecem" os poluidores do passado...
Como assim???
Pois é... Acredito na idoneidade deles, mas é estranha.
Olha não somos os mais limpos. Sempre que vou ao mercado evito as sacolas plásticas, levo a minha sempre. Tomo banho de 2min.
Agora um coisa me deixo feliz... estamos na frente da Argentina...
É, realmente o último parágrafo é um divisor, pesquisa estranha mesmo.
Vale terceirizar a poluição para outros cantos do planeta? e ficar só com os serviços? Haja créditos de carbono, hein!!!!!!
Pois é... O que me pega é o seguinte. Esses países europeus passaram anos e anos devastando sua própria terra, a dos outros e ainda por cima fizeram a revolução industrial. Hoje, eles podem ser limpos. Mas acho uma pesquisa injusta.
Agora, Estados Unidos em 39º já tira a credibilidade total da pesquisa, meu Deus!!! São os maiores poluidores do planeta minha gente!!!! xá prá lá essa pesquisa.....