Os países mais limpos do mundo

Cientistas das universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizam uma pesquisa para descobrir quais são os países mais limpos do mundo. Em 2008, os “vencedores” da Environmental Performance Index (EPI) – algo como Índice de Desempenho Ambiental, em português – foram: Suíça, com 95.5 pontos; Suécia e Noruega, com 93.1 ambas. Na América, o país mais limpo é a Costa Rica. O Brasil está em 34º mundial e em oitavo como americano.
Foram analisadas 149 nações do mundo todo. Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores monitoraram a saúde ambiental, a poluição do ar, os recursos hídricos, a biodiversidade e o habitat, os recursos naturais produtivos e as mudanças “a favor” das alterações climáticas. O ranking completo e a explicação para os seis itens você pode ver aqui, em inglês.
Mas… Na boa. O Reino Unido e a Alemanha estão logo no início da lista. O que os europeus já emitiram de gases de efeito estufa durante toda a Era Industrial…

11 comentários em “Os países mais limpos do mundo”

  1. Olha não somos os mais limpos. Sempre que vou ao mercado evito as sacolas plásticas, levo a minha sempre. Tomo banho de 2min.
    Agora um coisa me deixo feliz... estamos na frente da Argentina...

  2. É, realmente o último parágrafo é um divisor, pesquisa estranha mesmo.
    Vale terceirizar a poluição para outros cantos do planeta? e ficar só com os serviços? Haja créditos de carbono, hein!!!!!!

  3. Pois é... O que me pega é o seguinte. Esses países europeus passaram anos e anos devastando sua própria terra, a dos outros e ainda por cima fizeram a revolução industrial. Hoje, eles podem ser limpos. Mas acho uma pesquisa injusta.

  4. Agora, Estados Unidos em 39º já tira a credibilidade total da pesquisa, meu Deus!!! São os maiores poluidores do planeta minha gente!!!! xá prá lá essa pesquisa.....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *