As vantagens e desvantagens dos tipos de leite

Esta é para começar a terça-feira com “utilidade pública”. A nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, explica as vantagens e desvantagens do leite de cabra, vaca, soja… E por aí vai:

  • Qual dos três leites é nutricionalmente melhor para o organismo de um adulto?

Nutricionalmente, para o adulto, a ingestão do leite de vaca e seus derivados é a recomendada, pois a possibilidade de atingir as recomendações de cálcio é muito maior. Para manter ossos saudáveis, precisamos ingerir entre 1000 a 1500mg de cálcio por dia. Esta meta torna-se muito difícil de ser alcançada se houver a impossibilidade do consumo do leite de vaca. Para atingir o índice, deve-se beber de quatro a cinco copos (200ml). No caso de gestantes, mulheres na menopausa e idosos, o leite de cabra possui uma quantidade de cálcio superior ao de vaca. Mas cuidado: em sua composição há o dobro de gordura.

  • E para uma criança?

O leite materno é a melhor opção para alimentação dos lactentes até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, não sendo necessário suplementar com outro alimento ou água. Após esta idade, pode-se iniciar a introdução novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno. As vantagens são imunológicas, nutricionais, fisiológicas, odontológicas e psicológicas. Após o desmame, a criança passa a ingerir outros tipos de leite, geralmente com boa tolerância. O pediatra que a acompanhou desde o nascimento saberá qual tipo de leite é o mais indicado.

  • Qual deles é mais gorduroso?

Entre os três, o de maior teor de gordura é o de cabra. Em 100ml possui 6,2g de lipídeos, enquanto que o leite de vaca integral possui 3,5g de lipídeos em 100ml. Também é o mais calórico: 92 Kcal em 100 ml.

  • Qual bebida tem maior incidência de alergia?

A alergia ao leite de vaca é muito comum em crianças, porque normalmente é este tipo de bebida que tem o primeiro contato com o organismo do “baixinho”, tornando-se uma proteína “estranha”. Estima-se que cerca de 7,5% dos pequenos apresentem alergia à proteína do leite de vaca. Nos adultos, a alergia é considerada rara. O leite de cabra é hipoalergênico e difere do leite de vaca por sua digestibilidade maior. A composição protéica do leite de cabra é semelhante ao de vaca, mas o teor reduzido da proteína A-A-1-caseína favorece a formação de coágulos menores, o que facilita o processo digestivo.

  • Qual a composição nutricional do leite de soja, vaca e cabra?

Leite de soja – 100ml
– Kcal: 38
– Proteínas: 3,0 g
– Lipídeos: 1,4 g
– Carboidratos: 3,8 g
– Cálcio: 36 mg
Leite de vaca – 100ml
– Kcal: 63 calorias
– Proteínas: 3,2 g
– Carboidratos: 4,8 g
– Cálcio: 119 mg
Leite de cabra – 100ml
– Kcal: 65 calorias
– Proteínas: 3,4 g
– Carboidratos: 4,4 g
– Cálcio: 134 mg

  • Para quem está em dieta, qual o melhor para ser consumido?

O leite de vaca desnatado é tão rico em cálcio e proteínas quanto o tipo integral. Sua baixa quantidade de gordura lhe permite ser pouco calórico, mas com o mesmo valor nutricional. Por isto, é uma excelente opção nas dietas de perda de peso.

  • Para uma pessoa que está se recuperando de alguma doença grave, qual é o melhor leite a ser ingerido?

Depende da doença. O fato de uma doença ser grave não é indicador para definir o tipo de leite. Por exemplo, pacientes com deslipidemias (colesterol e triglicérides alto) devem optar pelo leite de vaca desnatado ou leite de soja, que possuem quantidades baixas de gordura. Porém, se este mesmo paciente tiver deficiência de cálcio, o leite de soja torna-se inapropriado, pois a concentração do componente é baixa. Neste caso, optamos apenas pelo leite de vaca desnatado. A avaliação do paciente é muito individual.

  • Em média, independente do leite, quantos copos da bebida um adulto deve consumir?

De quatro a cindo copos de 200ml, por dia, para atender às recomendações de cálcio. Esta quantidade está relacionada ao leite de vaca. Como cada tipo de leite tem uma concentração diferenciada de cálcio e a quantidade ingerida também muda.

  • E uma criança?

Uma criança entre um e oito anos necessita de 800mg de cálcio, portanto, 2 copos e meio de 200ml ao dia do leite de vaca.
Obs.: Para quem não come carne vermelha e ama leite como eu, são úteis informações!

12 comentários em “As vantagens e desvantagens dos tipos de leite”

  1. Caramba! De quatro a cinco copos por dia? Sempre acreditei na lenda de que depois de adultos não precisamos de tanto leite. Muito bem, mais uma vez seu blog cumpriu a função!
    Bjo!

  2. Olá, parabéns pelo blog!
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  3. ..pois é Isis, foi seguindo este tipo de recomendação que meu irmão ganhou duas pedras nos rins… o maluco tomava mais de um litro de leite por dia… e olha que era aquela agua sem gosto que chamam de desnatado… …acho muito exagerado ter que tomar 5 copos de leite por dia…
    …parei de tomar leite faz um ano mais ou menos… ..nao deixo de ingerir laticinios (queijo, iogurte), mas enfim. Nao julgo necessário ingerir leite. …a não ser que voce tenha uma alimentação muito pobre e pouco variada.
    Mas essa é só minha opinião… …de qualquer forma, essa nutricionista não leva meu crédito.

  4. Alex, entendo. Eu que amo leite não tomo tudo isso também. Sou daquelas pessoas que acredita que deve ingerir o que sente que o corpo necessita – sem gula. Talvez, por eu não comer carne vermelha, sinto mais falta de leite e derivados…

  5. Adorei as informações do site…………
    me ajudou bastante, adoro sites assim nos traz informações valiosas
    coisas que não sabemos……….foi ótimo me ajudou na vida, na saúde e nos meus trabalhos de escola………….
    bjão……..obrigada.

    1. Eline,

      Sugiro entrar em contato com a Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes.

      Abraços!

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