Vulcões extinguiram os “pré” dinossauros

Esqueça o que aprendeu na escola. Há um mês eu já havia dado a dica – leia aqui – de que não foi um meteoro o culpado pelo fim dos dinossauros. Cientistas têm evidências de que espécies de répteis e animais marinhos que viveram antes dos dinossauros também “sumiram” devido a gigantescas erupções vulcânicas.
Na sexta-feira (dia 29), pesquisadores da Universidade de Leeds, Reino Unido, em colaboração com a universidade chinesa de geociências Wuhan, publicaram um artigo na revista Science afirmando que sabem o momento exato da erupção – ocorreu há 260 milhões de anos.
O vulcão estava localizado na  província de Emeishan, no sudoeste da China. Ele cuspiu cerca de meio milhão de quilômetros cúbicos de lava – o que corresponde a cinco vezes o  tamanho do País de Gales.
De maneira extremamente simplificada, vou explicar como os pesquisadores descobriram. Quando a gente olha uma montanha cortada no meio, observamos várias faixas de terras de diferentes cores. Na China, os cientistas observaram uma faixa de rocha magmática – de lava solidificada. Ela fica entre rochas sedimentares – material depositado pela água, vento ou geleiras. Essas sedimentares têm fóssil de vida marinha.
A camada de rochas fossilizadas, imediatamente após a erupção, mostra por meio de fósseis e a ausência deles a extinção em massa de diferentes formas de vida. Segundo os pesquisadores, ela liga claramente o início da erupção com uma grande catástrofe ambiental.
Mas como a tragédia teve um efeito global? No início da erupção, quando a lava encontrou o mar raso, houve uma violenta explosão. Ela espalhou dióxido de enxofre na estratosfera – camada da atmosfera que atinge 50 km de altura. Uma nuvem massiva se espalhou por todo o planeta. Resfriando e, talvez, causando até chuva ácida.
Para saber mais, em inglês, veja o site da Universidade de Leeds e o artigo na revista Science. Aliás, indico também a leitura desta matéria escrita pelo meu colega Peter Moon, na revista Época, sobre a extinção dos dinossauros.
Obs. 1: Hoje, publiquei um post no blog Papo de Homem sobre orgasmo. Mulheres com QE alto são privilegiadas.
Obs. 2: A queda do avião Airbus, da Air France, pode ter sido causada por raios. Leia aqui como se proteger deles. Agora, vamos refletir. Será que o aquecimento global tem piorado as tempestades? Recentemente, um piloto disse que as nuvens “pesadas” estão a cada dia mais altas, causando mais turbulências.

4 comentários em “Vulcões extinguiram os “pré” dinossauros”

1. Isis,
    Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos atrás!
    Essa extinção em massa de 260 milhões de anos atrás, causada pelas erupções vulcânicas, é outra!

2. Nós sabemos que havia dinossauros de todos os tipos e tamanhos, assim como outros répteis. Por que será que todos os dinossauros foram extintos, e não alguns outros répteis, que viviam no mesmo período? Por exemplo, os tuataras, as tartarugas gigantes e os crocodilos não mudaram muito desde a época dos dinossauros. Por que eles não foram extintos junto com os dinossauros?