Onde reciclar o pneu da bicicleta?

A Caloi e a organização não governamental Instituto Via Viva lançaram um projeto para reciclar pneus de bicicleta. “Nós sempre buscamos fazer uma bicicleta 100% reciclável”, diz Juliana Grossi, diretora de marketing da Caloi. Os pneus podem ser depositados nos coletores instalados em cinco pontos na cidade de São Paulo e nas fábricas da Caloi – em Atibaia e Manaus.
O consumidor que entregar ganha um selo “verde” para colocar na magrela. Veja os endereços para reciclar os pneus velhos em São Paulo:

  • Ciclo Ravena, Rua Diogo Jacome, 690, Vila Nova Conceição;
  • Blue Bike, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3.040, Alto da Lapa;
  • Bike North, Rua Conselheiro Moreira de Barros, 596, Santana;
  • Bike North, Av. Lins de Vasconcelos, 2.304, Vila Mariana;
  • Bike North, Rua Maria Cândida, 776, Vila Guilherme.

Após a coleta, as empresas Expresso Itatiba, Itatibense Transportes e Logística, Gean Transportes e Rekarga Transportes encaminham os pneus arrecadados aos “Ecopontos Via Viva”. Lá, pessoas com deficiência mental, física ou “carentes” – que foram capacitadas profissionalmente pela Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) – fazem a triagem do resíduo. O material é enviado ao centro de reciclagem. Ele é transformado em chips de borracha – pequenos pedacinhos de borracha – utilizados na fabricação de um tipo de concreto.
Obs.: A foto eu tirei em Amsterdã, na Holanda. Ô saudade.

2 comentários em “Onde reciclar o pneu da bicicleta?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *