“Uma mulher prevenida vale por duas”, diz o ditado. Então, colegas, preparem-se. Não basta levar apenas uma sacolinha de tecido na bolsa para nossas comprinhas na farmácia ou no supermercado. Recentemente, durante uma palestra Thaís Horta, pedagoga e coordenadora do programa A3P na cidade de São Paulo, disse que se recusa tomar cafezinho ou água em copos plásticos. A solução? Ela sempre leva na bolsa uma caneca e um squeeze.
Se alguém oferece uma bebida em copo ou xícara de plástico, Horta lança mão da sua super caneca de cerâmica. O squeeze, como já é o costume de muitas pessoas, “serve” para beber água. E o que tem a ver o tapeware do título? A-há. Quando vai à padaria comprar frios, ela leva um tapeware! Assim, poupa plástico e papel que virariam lixo.
Meninas, para o banho, outra sugestão da pedagoga. Tirar o condicionador do cabelo exige muita água – ainda mais se as madeixas são compridas, como meu caso. Então… Horta opta pelo produto sem enxagúe. Ela disse que o cabelo fica solto – o fato é que o dela, realmente, brilhava bastante.
O que é o A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que implanta práticas, em órgãos públicos, para poupar o meio ambiente. As ações vão desde usar papel reciclado até checar a parte hidráulica das construções. Horta contou que o Edifício Martinelli, prédio histórico localizado no centro da cidade de São Paulo, gastava em água o equivalente a 10 piscinas olímpicas por dia. Após reforma, o condomínio economiza 100 mil reais por mês na conta de água. Outro exemplo do trabalho do A3P. O equivalente à 10% do PIB brasileiro é gasto em compras públicas. O programa do governo estimula que invista esse dinheiro comprando produtos “verdes” – menos prejudiciais à natureza. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.
Obs.: Acabei de ver, da janela do meu quarto, um bando de aves migratórias voando sentido litoral. Que lindo!
Caramba! Muito precavida a mulher. Não vou questionar nada..rs.Apenas pensei que, uma hora dessas, a gente vai ter que andar de mala com rodinhas, dada a quantidade de coisa (talheres próprios, toalha de algodão, alcool..rs.)
Você vê... Ainda bem que as bolsas estão cada vez maiores... rs