Qual a diferença entre infarto e parada cardíaca?

Essa parece pegadinha. Muita gente acha que infarto e parada cardíaca, que Michael Jackson sofreu, são sinônimos. Mas… não são. A parada cardíaca ocorre quando o coração pára de bater ou quando seus batimentos diminuem significativamente. O infarto é uma das causas da parada cardíaca. Insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar e arritmia cardíaca congênita também podem ocasionar uma parada cardíaca.
Segundo José Carlos Nicolau, cardiologista do Instituto do Coração (InCor), o infarto é a causa mais comum de parada cardíaca. “Além de fazer com que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode morrer. Isso é o infarto do miocárdio (do coração)”, explica. O infarto tem tamanho e consequências variáveis – esta depende do tamanho do vaso obstruído e de quanto tempo a pessoa esperou para ser socorrida.
Sabia que dos 3.439 infartados atendidos no InCor, nos últimos dez anos, 479 tinham 50 anos ou menos? Quando uma pessoa sofre de parada cardíaca, é fundamental cuidar dela rapidamente. “Em alguns casos, é possível reverter o quadro “, afirma o médico. Na dúvida, corra para o hospital. Bom, como prevenir é o melhor remédio, veja aqui dicas para evitar o infarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *