Brasileira faz tratamento com células-tronco na China

Mais um brasileiro recorre aos tratamentos chineses. A menina pernambucana Clara Pereira, com um ano e nove meses de idade, recebeu seis injeções com células-tronco para curar a paralisia cerebral. Ela possui o problema desde o nascimento. A família de Clara, uma das primeiras crianças brasileiras com essa condição a se tratar na China, foi ao país asiático por não encontrar terapia semelhante no Brasil.
“As propriedades das células-tronco são importantes também para doenças raras que necessitem de regeneração”, conta o pediatra Carlos Alexandre Ayoub, do Centro de Criogenia Brasil (CCB). De acordo com o médico, a cada dia surgem novas técnicas e aplicações para as células-tronco. Mas eleconta que é necessário fazer pesquisa antes de usá-las como tratamento. “Não concordamos com tratamentos sem base científica e sem comprovação ética de resultados”, afirma Ayoub.
Alguns médicos, inclusive brasileiros, discordam dos tratamentos chineses. Justamente por afirmarem que não há comprovação científica de resultados. Agora, se o pai da criança vê uma chance para curar o filho e possui condições financeiras para tal, é de se entender que arrisque.
A paralisia cerebral de Clara foi causada pela falta de oxigenação das células cerebrais durante o nascimento. Ela possui uma inteligência “normal”, porém perdeu parte dos seus neurônios responsáveis pela coordenação motora. Clara não caminha, engole ou fala. No caso dela, os médicos esperam que as células-tronco criem novos neurônios na área afetada do cérebro, para que a menina  possa desenvolver habilidades motoras.
Atualmente, mais de 300 doenças estão em fase final de testes, com resultados positivos. Para o futuro espera-se reconstituir órgãos inteiros com células-tronco, não dependendo mais de transplante. “É por isso que cada vez mais casais buscam coletar e armazenar as células-tronco do cordão umbilical de seus bebês”, diz o médico.

23 comentários em “Brasileira faz tratamento com células-tronco na China”

  1. Na sua opinião, esses dados são suficientes para considerar que se trata de uma abordagem séria e científica do problema ou ainda é possível que se trate apenas de mais um caso de pseudo ciência?

  2. sou cristiane, tenho 27 anos…e sofro de uma doença chamada charcot marie…atrofia muscular…estou perdendo os movimentos superiores e inferiores…. sofro muito com isso…preciso de ajuda..a minha unica esperança é a celula-tronco…aceito ser cobaia…qualquer coisa…estou em desespero..não consigo ser feliz…socorro!!
    obrigada

  3. Pois é Cris.Infelizmente os nossos cientistas estão mais interessados em pegar carona nas pesquisas estrangeiras e aparecer no “Fantastico” criticando a iniciativa dos outros e que eles não tem.

  4. oi Cris!!eu tenho um filho portador de paralisia cerbral,q tmb ocorreu falta de oxigenio no nascimento,meu filho fala..tem sua inteligencia preservada,mais nao anda!quero muito lev-lo a China preciso de informações tipo telefone,como faço pra entar em contato..estou disposta a tudo..pois esta é minha ultima esperança !me ajude por favor
    obrigada!!

  5. Clodoaldo, sugiro que entre em contato com as universidades – ou instituições em geral – que realizam pesquisas e veja como proceder. Boa sorte!

  6. Ola Pessoal,
    eu me chamo Fatima, sou mineira e lendo os comentarios vi q tem muitas pessoas a procura do Tratamento com celulas tronco entao vi q posso ajuda-las visto q no momento estou aki na China na cidade de Qingdao (pronuncia tindao) com meu filho Fabricio q a nove anos atras sofreu um acidente automobilistico vindo a perder os movimntos do lado direito, o euilibrio do corpo e a fala.Ja faz quase um mes q estamos aki e ele esta reagindo bem ao tratamento, principalmente no q diz respeito ao equilibrio e tambem ja melhorou bem a espasticidade dos membros inferior e suprior do lado direito.
    Cas queiram mais informacoes podem entrar em contato comigo q direi como devem fazer pra conseguir o tratamento. o custo do tratamento fica em media 26.300 dolares mais passagens, interprete e comida.Nao e impossivel, varias familias estao fazendo campanhas.Uma novidade e q a Beike Biotech esta com planos de levar o tratamento pra o Brasil, ja esta em discussao o assunto.
    Fiquem com Deus e tenham fe q consiguiram
    Um abraco
    Fatima

  7. Olá Fátima! Meu afilhado sofreu um acidente a + 5 anos e estamos correndo atrás para leva-lo para China para o tratamento com célula tronco. O que gostaríamos e de um e-mail ou telefone seu para podermos ter mais informações a respeito do tratamento e como está o Fabrício agora. Que os anjos os protejam e continuem dando toda a força para vcs.
    Fernanda – madrinha do Guto

  8. Boa noite, meu nome é Gabriel e minha avó tem esclerose múltipla e está piorando a cada dia que passa; dói muito ver uma pessoa que agente ama sofrendo, gostaria de saber se existe a possibilidade de ser realizado um tratamento experimental de células-troncos e como eu faço para conseguir isso, gostaria de obter mais informações sobre esse assunto; desde já agradeço.
    gah_godoy@hotmail.com

  9. Boa tarde,gostaria muito,mas muito mesmo de receber ajuda através do tratamento com células tronco!tenho 43 anos e desde os 11 anos de idade venho sofrendo terríveis dores nos joelhos,de alguns anos pra cá descobri que sofro de condropatia patelar,e também de mais ou menos 8 anos pra cá venho sentindo dores muito fortes na coluna,chegando a travar mesmo! fiz ressonância e descobri que tenho discopatia degenerativa L3,L4.NÃO ESTOU MAIS SUPORTANDO TANTAS DORES! NÃO POSSO PEGAR PESO,ANDAR MUITO,TENHO MUITA DIFICULDADE NO MEU TRABALHO.FAÇO USO DE TRAMAL,MAS POUCO ADIANTA,FISIOTERAPIA AJUDA POUCO TBM.GOSTARIA DE PODER REALIZAR UM TRATAMENTO ATRAVÉS DAS CÉLULAS TRONCO.É MINHA ÚLTIMA ESPERANÇA!POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE!”NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR …

  10. gostaria de saber o telefone e endereço do local que encaminha para o hospital chinês para o tratamento com células tronco, pois tenho um filho de 1 ano e 5 meses que tem PC com lado esquerdo do cerébro com má formação no nascimento e que compremete a sua fala e o mesmo não anda… Deus ajude a todos que precisam …me ajude por favor em nome de Jesus…

  11. Eu tenho 31 anos, e há 6 anos descobri que tenho discopatia degenerativa. Gostaria de saber, se tem algum tratramento de celulas troncos em avanço, se tiver, juro que sou cobaia para tal experimento, pois não estou aguentando de dor. Sofro muito com tanta dor.
    Sou de Brasília. celular 61- 8443.4352 e 8303.0405 ou res. 3964.7686
    e-mail adrianoadv_bsb@hotmail.com
    Grande abraço. obs: entrem em contato comigo por e-mail ou pelos telefones. Grato desde já.

  12. eu gostaria de saber quando e como consigo me escrever para esse tratamento que ja esta sendo testado em são paulo e praticamente nas fazes finais, eu tenho distrofia muscular(a declarar)

  13. bom dia gostaria de saber como fazer para poder fazer esse tipo de tratamento de celula tronco pois tenho 7 hernias discais , lombar , toraxica e cervical com degeneraçao em toda coluna
    obrigado

  14. gostaria de saber se no brasil ja temos tratamento com celulas tronco pra ataxia pois tenho problema na fala andar etc…ou tenho que ir a china e quanto custa se e caro?

  15. minha filha de 15 anos tem paralisia cerebral estou tentando implante de célula tronco na tailandia, o tratamento vai ficar em torno de oitenta mil reais, os brasileiros criticam, abominam os orientais por tais experiências, mas pelo menos eles estão tentando dar uma qualidade de vida melhor ao ser humano enquanto que no brasil as pessoas sofrem até morrer pois os nossos cientistas não estão preocupados e muito menos nosso governo, acho sim que é valido tentar, e vou buscar o que for melhor, dói ver seu filho numa cadeira de rodas, por isso apoio a pesquisa dos orientais, é melhor tentar e lutar do que cair e ficar.

  16. Gostaria de saber como conseguir tratar de Distrofia Muscular nessas Instituições que usam células tronco? Meu filho precisa tanto, é tão prejudicado por sofrer de Miopatia (cintura), anda com esforço e eu mantenho uma grande fé que exista alguem que possa me dá uma luz à esse respeito. Seja voce que sabe um e-mail ou telefone desses hospitais. Fico no aguardo lhe desejando o que há de melhor nessa vida.

  17. Ola … Gostaria de contactar a familia da CLARA, pois tenho uma filha com PC e estamos cogitando leva la a TAILANDIA p tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *