O homem pisou na Lua ou é Photoshop?

A-há. Há poucos dias publiquei que seria possível ver as geringonças que o homem, supostamente (!), deixou na Lua – leia aqui. Agora, a Nasa divulgou as tais imagens. Trata-se da primeira vez que os equipamentos deixados lá pelos astronautas das missões Apollo são fotografados.
As fotos foram feitas pela sonda LRO, responsável pelo mapeamento do nosso satélite. Ela irá passar novamente pelo mesmo local e fazer mais cliques. Só que com resolução de imagem até três vezes melhor. Daí, hoje participei de uma discussão.
Quem não acredita que o homem pisou na Lua jura que as imagens foram photoshopadas. Para os incrédulos, a Nasa colocou essas “pintinhas” e “rabiscos” na superfície afirmando que são os restos dos  módulos de descida lunar, suas sombras alongadas e pegadas de astronautas na superfície. Clique na foto para ampliar:

A imagem mostra o local de pouso da Apollo 14. Em sentido horário, estão indicados os instrumentos científicos, as pegadas dos astronautas, a sombra e o módulo lunar. E aí? O homem foi ou não à Lua? Para saber mais sobre as fotos tiradas pela sonda, veja aqui.
ESTE POST FOI PUBLICADO NO BLOG RODA DE CIÊNCIAS. POR FAVOR, COMENTE AQUI.

8 comentários em “O homem pisou na Lua ou é Photoshop?”

  1. Quem garante que essa foto seja da lua e, mesmo se
    fosse, que esses pontinhos representam os restos deixados
    lá pelos astronautas?

  2. Os céticos e principalmente os que tem adoração por acreditar em teorias conspiratórias não se cansam…
    Tenho um famoso arquivo doc que faz uma série de constestações sobre a ida do homem na Lula. Um documento aparentemente feito por quem conhece do assunto e não aquela reportagem ridícula da Globo.com, que entrevistou pessoas nitidamente analfabetas para comentar sobre o assunto.
    Pois bem…
    Sei que CADA um dos argumentos neste relatório foram TODOS justificados e MUITO bem explicados pela NASA.
    Há também um episódio do MITHBUSTERS (ok, não lá muito científico, mas a NASA participou deste episódio) e das mais famosas teorias conspiratórias foram testadas e surpresa !!!!!!!!
    Foram TODAS devidamente justificadas.
    A ida do homem a Lua foi um fato POLÍTICO e não científico!
    E a maior prova de que os Estados Unidos foram a Lua é que a antiga URSS NÃO contestou este fato! Eles teriam sido os primeiros a contestar que tudo tivesse sido uma FARSA!
    E quem leu um pouquinho, sabe que a ida do homem a Lua não se resumiu a APOLLO 11, foram missões e mais missões (algumas bem sucedidas outras nem tanto) até o objetivo final.
    É FATO: O HOMEM FOI À LUA!
    Mas é realmente surpreendente que com a tecnologia de 1969, com um computador de 64 K de memória no módulo lunar. Vocês leram bem ? 64 Kbytes. Que o homem tenha ido a Lua!
    E reclamamos do nosso PEN DRIVE de 16 Giga !!!!!!!!! É pouco…
    Sds,
    Abrantes.

  3. Não acredito que o homem foi à Lua. Porque os astronautas foram tantas vezes durante um só governo? (Nixon) Logo no período de Guerra Fria, já q a URSS havia mandado o Sputinik ao espaço? Agora só dizem que vão mandar em 2020? O que fizeram com a tecnologia da década de 60, não seria inferior a que a NASA desenvolve hoje??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *