As cortinas estão abertas

Hoje à tarde fui ao Sustentável 2009 – 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Acompanhei a mesa redonda da abertura e uma parte da primeira palestra: “Inovação para mudanças globais: perspectivas e desafios”. Pelas pessoas – como David Hone, Mark Lee, Denise Hamú, Achim Steiner, Beatriz Espinosa, Celso Schenkel… (sugiro um breve Google nos nomes) – dá para perceber que o evento será produtivo.
A frase que resumiu a discussão – e o momento em que vivemos – foi dita, se não me engano, por Marcos Bicudo: “Temos que ser subversivos”. Temos que lutar contra o aquecimento global. Temos que lutar para fazer as pessoas enxergarem a importância do meio ambiente. Temos que investir em novas tecnologias que tragam qualidade de vida. Temos que mudar o modo de produzir no mundo.
Em 1979, policiais invadiram, prenderam estudantes, criminosos incendiaram o local. Trinta anos depois, no mesmo palco do Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca), neste exato momento, cresce uma plantinha. Espero que todos, principalmente os governantes e as empresas no Brasil, percebam a importância em preservar o meio ambiente. E que todos – você, eu, eles – tomem uma atitude. As cortinas estão abertas. O momento é agora.
Foto: Tirei durante a abertura. Até hoje, as paredes estão descascadas devido aos incêndios.
Obs.: Acompanhe os debates aqui.

4 comentários em “As cortinas estão abertas”

1. Senhora
    Cientísta
    Jornalista