É fácil engravidar?

Conheço muita gente que morre de medo de engravidar porque não acha que é a hora certa. Detalhe: mesmo usando métodos contraceptivos. Ok. Pois olhe que interessante os dados divulgados pelo Instituto Verhum, uma clínica de reprodução humana.
As chances de casais jovens – com menos de 35 anos – engravidar é de 15% a 20% ao mês. Isso se nenhum dos dois apresentarem algum problema de fertilidade. Agora, independente da idade, a chance de gravidez daqueles que querem ter um filho é de 82% ao ano. Quando a mulher tem mais de 40 anos, esse número cai para até 10% menos.
Quem apresenta mais problemas para engravidar: o homem ou a mulher? De acordo com a clínica, 40% das dificuldades de engravidar são de causas femininas, 40% masculinas e 20% correspondem à intersecção dos dois. Mas vale ressaltar que, após os 35 anos, o número de óvulos capazes de serem fertilizados começa a diminuir.
Bom, sei que a clínica faz consulta de graça para casais de baixa renda. Uma vez ao mês os médicos atendem esses casais e realizam espermograma – exame que analisa as condições da produção de esperma – e ultrasom em pacientes indicados. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3365-4545. Agora, sem estresse.
Obs.: Não é um post patrocinado. Muita, mas muita gente, me pergunta qual a chance de engravidar quando não se quer… Compartilho os dados, citando a fonte, claro.
Ah, a Claudia Chow, que escreve o blog Ecodesenvolvimento, fez perguntas pertinentes sobre os dados. O médico Vinicius Medina Lopes, diretor da clínica, respondeu:
As chances de casais jovens – com menos de 35 anos – engravidar é de15% a 20% ao mês. Essas chances são pra quem transa todos os dias do mês? 1 vez por dia? Ou só pra quem transa no período fértil? Ou essa estatística serve para toda e qq transa? Lopes: Para quem tem de 2 a 3 relações por semana próximas ao período fértil. Lembro que relações diárias pioram a qualidade do sêmen e não devem ser encorajadas.
Independente da idade, a chance de gravidez daqueles que querem ter um filho é de 82% ao ano. Pq? Lopes: Para pacientes com menos de 35 anos sim, já para mulheres com idade acima de 40 anos, apenas 30% vão conseguir gestar.
Quem quer ter um filho tem mais chance de engravidar? E quem não quer as chances diminuem? Pq? Lopes: Sim, se observar o período fértil, não utilizar ducha vaginal ou lubrificantes neste período as chances são maiores. E para quem deseja adiar a maternidade é recomendado procurar um especialista para definir o método contraceptivo, para que no momento que se decida pela maternidade não haja surpresas desagradáveis.

9 comentários em “É fácil engravidar?”

  1. "As chances de casais jovens - com menos de 35 anos - engravidar é de 15% a 20% ao mês" Ísis falta dados pra essa estatística, essas chances sao pra quem transa todos os dias do mes? 1 vez por dia? Ou só pra quem transa no periodo fertil? Ou essa estatística serve para toda e qq transa?
    Outra coisa: "Independente da idade, a chance de gravidez daqueles que querem ter um filho é de 82% ao ano." Pq? quem quer ter um filho tem mais chance de engravidar? E quem nao quer as chances diminuem? Pq?
    Nao sei se sou eu q estou com dificuldade de entender, mas achei esses dados muito vagos.

  2. Pois é Claudia, confesso que os dados estão incompletos. Mas só de ter falado isso, muita gente gostou e acabei fazendo o post. Vou encaminhar as perguntas para eles. 😉

  3. ola queria sabe quais seria achances de engravida da minha namora
    agente nao trasamos porem ejaculei entre as coxas dela ela sendo virgem e sendo a primeira vez q ela faz isso e la so tem 15 ano quais seria a chance dela ?

  4. eu quero muito engravidar sou casada já faz 3 anos e não consigo engravidar vocês pode me ajudar por que já não sei mais o que fazer bjos Daiana Carmo da Motta

  5. Tem 2 meses que não evito com anti-concepcional, e a 2 semanas a camisinha estourou durante a relação... continuei com o uso de preservativo, e pela tabela, estava bem no meio do meu período fértil, será que as chances de engravidar é muito grande...?

  6. gostaria muito de engravida essi e meu sonho e do meu espozo mais já faz mais de 7 meses q ñ ozamos nenhum anteconcepsonal e fazemos de td pra engravada mais ñ conseguimos d geito algum ....
    queria ajuda de aguem pois ñ sabemos mais o q fezer .

  7. gostaria muiiito mesmo de engravida mais ñ uzo nada queria saber se a calsa diço pois tranzamos guaziii todos os dias isso ajuda ou progidica aas chases de engravida quero um resposta estou dezisperada já

  8. oi bem kero fazer uma pergunta. transei em maio com camisinha mas ele falow ke entro ar mas nao estoro.. ta senti dores depois minha mestruacao veio normal em junho sem nenhum atraso mas minha barriga ta inxada estou muito medo pois tenho 16 anos mas me respondem posso estar gravida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *