Pesquisa diz que 100% das administradoras do lar reutilizam sacolas plásticas

Uma pesquisa do Ibope encomendada pela Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos -, realizada com mulheres das classes B, C e D responsáveis pelas compras de seus lares, revela que 100% delas reutilizam as sacolas plásticas após as compras.
A pesquisa mostra que 73% das entrevistadas utilizam as sacolas para acondicionar o lixo doméstico, 69% consideram embalagem ideal para carregar suas compras e 75% dizem que é função do varejo fornecer as sacolas. De modo geral, elas usam as sacolas para: guardar alimentos, guardar roupas, calçados e documentos, acondicionar o lixo da cozinha ou o do banheiro, recolher fezes de animais.
Um problema é que as sacolas plásticas vendidas para serem usadas como saco de lixeira podem ser recicladas. E as sacolas oferecidas pelos supermercados, farmácias, etc, devem ser não-recicladas. Logo… Vale mais a pena levar uma sacola de tecido para fazer as compras e adquirir as já recicladas para guardar objetos e acondicionar o lixo. Quanto aos alimentos, aí sim, apostaria na “sacolinha de supermercado”. Ou em potes. Não sei o que seria melhor. Acho que potes duram mais…

8 comentários em “Pesquisa diz que 100% das administradoras do lar reutilizam sacolas plásticas”

  1. O problema é que as pessoas já estão mais do que acostumadas a ter as sacolas de graça,(quase) ninguém vai querer pagar por uma sacola de lixo, se pode ter a do mercado sem pagar nada. E esse comportamento é muito compreensível vindo das classes C e D, que se eu não me engano são a maioria no Brasil...

  2. Minha filha, você acha que eu vou volta no tempo e usar sacolas de tecido? Eu odiava aquelas sacolas, principalmente quando o tomate estorava e sujava aquele artefato ancestral. É por isso que eu digo para minhas netas: agradeçam as sacolas plastica pois no tempo da vovó era muito mais difícil e não acreditem nos ecologistas.

  3. ouvi em algum lugar que sacolas de supermercado não são seguras para guardar alimentos na geladeira - soltariam algum químico indesejável. você sabe algo sobre isso?

  4. Já a vários anos procuro não usar sacolas de supermercado. Houve um tempo em levava uma sacola ou uma cestinha de vime. O interessante é que os caixas e embaladores ficavam sem entender o por que de eu não querer as sacolas. Alguns ficavam francamente bravos com isso. Hoje a maioria dos supermercados oferece sacolas de plastico reforçado a baixo custo para os clientes, então tenho algumas dessas e uso sempre. Mas eu acho que as melhores são aquelas de plastico trançado que usávamos antigamente nas feiras. Onde acho para comprar?

  5. Acho que o primeiro passo são os próprios supermercados educarem seus empacotadores para que não haja um uso excessivo das sacolinhas de plástico e seja incentivado o uso de sacolas, que na minha opinião são muito mais práticas, já que vc carrega tudo de em um volume só ao invés de sair com milhões de sacolinhas, ter que usar carrinho para descarregar, etc.
    Eu utilizo sacolas daquelas coloridas, compradas na feira (que são muito resistentes, deixo várias no carro), porém no caixa os empacotadores mtas vezes querem colocar as coisas na sacola plástica antes de colocar na sacola de feira, qual o sentido??? Além de que eles não distribuem de forma "inteligente" os produtos para quem utiliza as plásticas, para evitar o desperdício. Eles colocam 2 coisas em cada sacolinha e ainda reforçam com mais uma, é o fim, fico louca com isso e vejo direto. É necessário que haja um treinamento desses funcionários. Isso já ajudaria.
    bjs

  6. Mas a questão é: elas reutilizam 100% das sacolas plásticas? Essa estatística é enganadora e serve aos propósitos da Plastivida (quem a encomendou), já que passa a ideia de que o uso de sacolas plásticas é "verde".

  7. Uso sacolas de pano pra ir ao mercado já faz um bom tempo e não me arrependo. Além de nao usar as sacolas plásticas, é bem melhor pra carregar o peso. Alguns supermercados tb disponibilizam as caixas de papelão onde vem as mercadorias para os clientes colocarem os produtos comprados. O papelão é reciclável e as compras ficam melhor acondicionadas no carro. Dispenso sempre as sacolas plásticas dos supermercados, lojas, farmácias, etc.

  8. tambem ja ouvi dizer que sacolinhas plasticas quando levadas a baixas temperaturas, liberam alguma toxina ou quimica prejudicial ao organismo humano, se tiverem certeza peço que me enviem dizendo sobre o fato. agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *