Cientistas descobrem como são “feitas” as memórias duradouras

Após uma semana sumida devido ao mergulho no trabalho… Estou de volta com uma novidade que pode trazer soluções para a falta de memória – e doenças relacionadas. Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram o mecanismo que controla a capacidade do cérebro de criar memórias duradouras.
Explicando de maneira simplificada… Os cientistas usaram ratos geneticamente modificados – com um gene extra – para as experiências. Eles conseguiram “ligar” e “desligar”, por meio do gene receptor com a adição de um aditivo na água dos ratinhos, a capacidade dos animais formarem essas memórias.
Quando o gene extra foi “desligado”, os ratos mantiveram a capacidade normal de formar memórias de longo prazo. Assim, os pesquisadores desconfiam que a inativação do gene é importante para a criação desse tipo de memória.
“Sabemos que o abalo pode fazer com que alguém esqueça os eventos que ocorreram na semana antes da lesão – o que chamamos de amnésia retrógrada -, embora possa lembrar de eventos que aconteceram antes de uma semana. Acreditamos que isso coincide com nossos resultados”, disse Alexandra Karlén, uma das cientistas envolvidas no estudo.
A capacidade de converter novas impressões sensoriais em memórias duradouras é a base para toda a aprendizagem do ser humano. Mas, segundo a instituição, pouco se sabe sobre os primeiros passos desse processo – aqueles que conduzem algumas horas a memórias duradouras. E menos se sabe sobre como as mudanças químicas nas sinapses – ligações entre as fibras nervosas – são convertidas em memórias duradouras armazenadas no córtex cerebral – a camada mais externa do cérebro.
Os pesquisadores esperam que os resultados sejam úteis no desenvolvimento de novos tratamentos para perda de memória – como derrames e os relacionados com a doença de Alzheimer. Os estudos foram conduzidos em colaboração com investigadores americanos do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA, em inglês).
A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of National Academy of Science (PNAS). Para saber mais, leia aqui – em inglês.

4 comentários em “Cientistas descobrem como são “feitas” as memórias duradouras”

1. A ciência não consegue entender a memória de gente por estudar errado
    Se você tem duas memórias
    Memória curta imediata
    Memória duradoura
    Vai conseguir estudar certo quando seu corpo tiver apenas uma memória
    Memória duradoura
    Memória é mental invisível com qualquer nome quiser entender
    Alma
    Espírito
    Entidade
    Mental
    Exú
    Espírita
    Santo
    Santa
    Sobrenome
    Pergunte a qualquer cientísta o seguinte
    Se eu lhe entregar um motor de carro invisível
    Você conserta pra mim ?
    Nenhum cientísta da terra sabe consertar um motor invisível
    Pergunte a qualquer cientísta
    Você sabe consertar uma memória invisível ?
    Não é estudando num animal que vai conseguir
    Veja como funciona num corpo
    A memória e sistema imunológico
    ISIS NÓBILE DINIZ