Onde reciclar as embalagens de longa vida?

Se a reciclagem não vai até você, você pode ir até ela. A pé, de preferência. Uma leitora do blog indicou este site que mostra qual lugar recebe embalagens de longa vida para reciclagem mais perto de você. Basta digitar o endereço que ele faz uma rota no mapa.
Eu testei capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. O mapa mostrou cooperativas, lugares que compram embalagens e pontos de entrega voluntária. Ao lado esquerdo do site, o link “outros materiais” leva à página da associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). Lá, vale uma xeretada na parte “acesso rápido”, do lado direito.
Se onde você mora não há recolhimento de coleta seletiva pela prefeitura, a sugestão é fazer uma lixeira coletiva com os vizinhos. Uma vez por semana, leve o material para os pontos de recolhimento. Se tem gente que compra o “lixo”, dá até para ganhar um dinheirinho – bem pequenininho – e tentar reverter em algo para o prédio ou ao bairro.
Curiosidade: Você sabia que a tecnologia para separar o plástico, o alumínio e o papelão das embalagens de longa vida foi inventada no Brasil? Acredite se puder.

4 comentários em “Onde reciclar as embalagens de longa vida?”

  1. Primeiramente, parabéns pelo seu blog Ísis e pelos seus artigos muito interessantes.
    Fiquei com uma dúvida a respeito da tecnologia para separar o plástico, do alumínio e do papelão nas embalagens longa vida, voce já escreveu a respeito desta tecnologia? Senão poderia falar mais a respeito?
    Obrigado,
    Antonio – São Paulo-SP

  2. Legal o site. Achei uma cooperativa a 10km da minha residência. E se na sua cidade não há coleta seletiva, cobre isso da prefeitura, por emails, telefonemas e até pessoalmente, e sugira aos vizinhos para fazerem o mesmo. Só mesmo com pressão popular para o Estado fazer o que tem de ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *