Alô. É do árvore delivery?

disque arvore.jpgQuando estive em Recife, nem fiquei assustada com a visível violência. Já tinham me avisado. Aliás, achei a cidade uma mini São Paulo, mas com um belíssimo mar povoado de tubarões. O único detalhe que não esperava – bobinha – era o calor. Ô cidadezinha quente! Parecia que iria derreter junto com aquela onda de calor que sobe do asfalto e turva a nossa visão.
Só que, dia desses, descobri que “Récife” tem um serviço bárbaro: o “Disque Árvore”. Quem quiser plantar uma árvore, sem gastar um tostão, basta ligar para o 156 e… pronto! Uma belíssima espécie nativa zerinha em folha estará mais perto de você. Não é divertido?
Quem faz o serviço pesado é a prefeitura. Ela possui uma sementeira com mais de 4,5 mil mudas de 55 espécies prontas para serem plantadas. Segundo matéria que li no site “Observatório do Recife” – um movimento da sociedade -, a sementeira recebe cerca de 350 solicitações de plantio de árvores por mês. Pouco, não, para uma cidade com mais de 3,5 milhões de habitantes?
Bom, como deve ser, a prefeitura planta e faz a manutenção das árvores. O que resta da poda é usado como adubo. E, assim, aquela cidade quente, mas quente, se torna mais agradável. Mais fresca e silenciosa – as árvores ajudam a conter o ensurdecedor ruído da cidade. “As árveres somos nozes”.
Obs.: Li em algum lugar que, entre essas árvores, estão algumas exóticas. Pô, não vale plantar árvore de outro lugar na cidade, né? Todos sabem que isso não é bacana – o Rio de Janeiro, por exemplo, está substituindo as árvores exóticas pelas naturais da região. E, pelo que entendi, a imagem acima foi elaborada pelo blog Plante Árvores.

6 comentários em “Alô. É do árvore delivery?”

1. Olá!
    Nossa, muito legal mesmo essa iniciativa. Aqui em São Paulo tive que ligar para o 156 para eles cortarem duas árvores da minha casa por conta da reclamação de vizinhos que moravam depois de um prédio do outro lado do meu quarteirão. O engraçado é que ao invés deles replantarem as árvores, as cortaram sem dó.
    Pelo menos tem um lugar no Brasil onde o 156 faz o contrário!
    Valeu por divulgar isso.