O 6º maior Canyon do mundo fica no Paraná!

A cerca de sete horas de viagem de São Paulo, uma surpresa aparece ao fundo da PR-340 cercada pelas infinitas plantações de milho e soja: o Canyon Guartelá! Da estrada, apenas os mais atentos conseguem ver a parte de cima dele. E, tristemente, observar que os agricultores plantam até o limite do despenhadeiro. A floresta nativa de Araucária foi despedaçada… Mas, ao que parece, nem tudo está perdido.
O Canyon Guartelá possui, aproximadamente, 32 km de extensão! Veja um filme da cachoeira Ponte de Pedra de 200 metros de altura, no despenhadeiro do cânion, que fiz no início de um temporal:

Podemos visitar o cânion de pertinho pelo Parque Estadual do Guartelá. E de graça! Ele foi criado no município de Tibagi, em 1992. Possui uma trilha de, aproximadamente, 2,5 km, sinalizada e com monitores espalhados ao longo dela – com recursos para grávidas e cadeirantes.
panelões.jpgNessa trilha, podemos observar o despenhadeiro por dois mirantes, entrar nos “Panelões do Sumidouro” – buracos no percurso da cachoeira que formam hidromassagem natural – e andar entre a floresta de araucária. Há uma outra trilha, possível apenas com guia, que leva às pinturas rupestres de 4 mil anos.
começotrilha.jpgAtualmente, antes de iniciar o percurso, é obrigatório conferir um vídeo no “Centro de Visitantes” sobre a fauna e flora do Paraná e sobre a conservação do meio ambiente. Além dessa atenção com a educação ambiental, outra notícia boa. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que administra o parque, quer aumentar a área de 690 hectares para 2,69 mil. Maravilha! Fico na torcida.
O parque é uma das 64 unidades de conservação do Paraná – 27 abertas à visitação como o de Vila Velha. Para saber mais sobre como chegar ao Parque Estadual do Guartelá, clique aqui.
Obs.: A foto acima mostra os “Panelões do Sumidouro”. Ao lado, o começo da trilha.

Um comentário em “O 6º maior Canyon do mundo fica no Paraná!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *