Anote na agenda. Dia 27 de março, às 20h30, é a hora de apagar todas as luzes por 60 minutos e se juntar à Hora do Planeta. Trata-se de um protesto mundial contra o aquecimento global, organizado pela ONG WWF.
De acordo com a instituição, em 2009, 113 cidades brasileiras participaram do movimento. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro. Já coloquei meu nome entre os participantes. Faça o mesmo neste link. E, para saber mais, clique aqui também.
Um movimento para economizar energia é ótimo para o bolso mas, pelo menos no Brasil, é ineficaz para reduzir emissões de carbono de gases estufa e conscientizar as pessoas.
A campanha (por aqui!) tem algumas falhas "graves":
1. nossa matriz energética já é limpa* demais;
2. muita gente pensa que isso já é o suficiente para o ano todo;
3. eu acho (você também?) que (somente?) uma revolução nos hábitos de consumo aliviaria a situação, o que não é explicitado na campanha;
4. (bônus) no vídeo promocional: para alguém assistindo televisão, exitem luzes acessas demais.
Ou talvez eu que esteja sendo rançoso demais.
Até breve.
__
* Livre de emissões de CO2. Limpa, limpa mesmo, não é.
Não sei não, mas penso que essa campanha é apenas marketeira e muito pouco ecológica... Não é nada efetiva, e é muito pouco informativa.
...qualquer um (com alguma informação a respeito) deve saber que o problema não é uma questão de luzes acesas a noite (e não adianta dizer que o efeito é simbólico, porque a campanha não informa o que deve) e sim o CONSUMISMO. Ai o inteligente marketeiro do WWF resolve vender um kitezinho da "Hora do Planeta"?? ..ahh faz favor...
Eu dei uma polemizada bonita nesta campanha..
veja:
http://aureliojornalismo.blogspot.com/2010/03/hora-do-planetabesteira-de-ecochatos.html
Adoraria ler um comentário seu.