O que acontece quando a mãe fuma na amamentação?

Durante o aleitamento materno, a mãe que fuma fica com o leite contaminado pela nicotina, que é absorvida pelo bebê, prejudicando o sono e aumentando a incidência de cólicas, náuseas, vômitos e agitação. A informação é da pediatra Sônia de Lourdes Liston Colina, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. “A nicotina tragada pela mãe atinge rapidamente o sistema nervoso central determinando alterações na circulação fetal, dificultando as troca gasosas e a passagem de nutriente para o feto”, explica a especialista.
A alteração do sono do bebê está ligada à quantidade de cigarros consumidos pela mãe. Pelo menos cinco cigarros por dia já são capazes de diminuir a quantidade e qualidade do sono da criança. “A criança que dorme pouco, em geral, torna-se mais desatenta e na fase escolar pode vir a ter prejuízos no aprendizado. A nicotina também interfere na produção do leite e no ganho de peso dos bebês”, alerta a médica.
A orientação é para que aconteça a interrupção total do fumo durante a gestação e amamentação. Mesmo assim, o aleitamento materno deve ser mantido mesmo em casos de mães fumantes que não conseguem parar, pois a amamentação previne infecções em geral e inclusive problemas respiratórios.

17 comentários em “O que acontece quando a mãe fuma na amamentação?”

  1. Meu filho de 4 meses foi diagnosticado com bronquite ontem. A irresponsável da mãe que não é minha esposa fumou durante toda a gravidez e fuma durante o aleitamento inclusive antes de amamentar. Não fuma perto do BB mas o cheiro fica nela. Sinceramente não sei como proceder sabendo que meu filho é intoxicado com nicotina e outras substancias pelo leite materno. Alguém pode me ajudar?

  2. Eu tenho um bebê de 15 dias,e parei de fumar a 8 meses,mas desde que ele nasceu,mais ou menos 1 semana depois a vontade de fumar apareceu com força total e nem mascar chiclete adianta,eu amamento.
    Se eu fumar depois de cada mamada em um intervalo de 2 horas e menos de 10 cigarros por dia,não fumar perto dele e sempre após fumar tomar um banho para tirar o cheiro,diminui os riscos de bronquite ou alguma doença respiratoria?

  3. Oi, eu fumava antes de engravidar, quando engravidei parei de fumar agora meu BB tem 1 ano e 2 meses mais ainda mama, ainda prejudicou ele se eu fumar ?

  4. Eu passei a gravidez toda sem fuma mais minha bebe ja mes e , eu fumei so 4 a 5 cigarros em um show , queria saber oque poderá acontecer a minha bebe tem algum problema sério ? To preocupada

  5. Mais essa questão de fumar varia muito de pessoa a pessoa a criança e tal porque e tenho amigas que engravidaram… Fumaram na gravidez tiveram seus bebés e continua fumando ate hoje e as crianças até agora nunca tiveram nada

  6. Gente me ajude pfvr eu tenho um bebê de 2 meses e eu fumo nn sabia q fazia mal mas aí comecei a pesquisar e fala q prejudica no sono do bebê será que e por isso que meu neném não dorme pq meu bebê acorda 8:30 da noite e vai dormir 2 a 3 hr da manhã?

  7. Meu Deus eu nunca ouvi coisasa tão abisurdas de mães dando preferencia a cigarro, a nicotina sai pelos poros é uma coisa terrivel que falta de respeito de compromisso com os seus bebês,vivemos em um mundo de informações, e temos estas informações cigarro faz mal e pronto não tem perto não tem longe que falta de respeito com um ser falta de td estou perplexia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *