Conheça todas as trilhas de São Paulo

Você sabia que existem várias trilhas submarinas no estado de São Paulo? É a prática do snorkeling – ou mergulho com snorkel – acompanhada por um guia. Uma delas fica na Ilha Anchieta, meia hora de barco de Ubatuba. Para falar a verdade, quando estive na ilha – quando era jovem, brincadeira – não consegui fazer a trilha. A bióloga que acompanhava já havia saído da água.
Na realidade, descobri essa trilha lá. Entrei de gaiato no navio porque meu pai foi escavar uma espécie de antigo engenho de açúcar junto com a orientanda dele. Aproveitei a carona para conhecer a ilha – lê-se fazer trilhas. Claro que fiquei um tempo no meio do mato, naquele calor úmido, acompanhando a escavação. E fazendo mil perguntas sobre como eles sabiam que aquele amontoado de pedras foi, um dia, um forno – devido ao formato e aos restos de pó encontrados dentro dele.
Depois de ter matado a curiosidade, resolvi deixar os pesquisadores trabalhar em paz. Peguei um bote para seguir até a parte principal da ilha, que recebe as escunas e outras embarcações. Além do antigo presídio, que é possível visitar, fiz as duas trilhas: do Saco Grande e da Praia do Sul.
A segunda é mais bacana. O mirante no meio do caminho é de tirar o fôlego – mesmo porque é uma subida, ai como estou engraçada. Ao chegar na praia, encontra-se uma pequena piscina natural formada pela maré. Fiquei sozinha pasmando nos peixinhos coloridos.
Depois, voltei para a outra parte da ilha, em busca de um antigo cemitério que havia no local. Me avisaram: “Não tente encontrá-lo, porque não há trilha e você vai se perder”. Sabe como é… Pensei, “pelo barulho das ondas acho a praia de volta”. Ãham. Dez metros dentro daquela vegetação meio rasteira, já não ouvia o barulho do mar. Não querendo dar trabalho para os bombeiros, retornei.
Dei toda essa volta para contar que existe um site mantido pelo governo do estado sobre todas as trilhas que há dentro das unidades de conservação paulistas. O “Trilhas de São Paulo” possui uma lista com todas elas, o grau de dificuldade, onde ficam, mas não passa muitos detalhes a mais. De qualquer maneira, mostra que o estado ainda oferece mais do que a capital de concreto – graças.
E aí, se interessou pela maravilhosa a ilha? Leia mais sobre o Parque Estadual da Ilha Anchieta aqui. Até a próxima caminhada.

Um comentário em “Conheça todas as trilhas de São Paulo”

  1. Oi Ísis,
    Para outras “trilhas de nergulho livre”, recomendo: Ilha das Cabras, em frente à Ilhabela e as Ilhotas em frente à praia do Bonete, também em Ilhabela.
    Arraial do Cabo (mas tem que ser com roupa de borracha de 5mm, pois lá a água é fria).
    A Grande Barreira de Corais da Austrália 🙂 Estive lá. Sabe aquelas conchas enormes, moluscos bivalvos, que aparecem em desenhos animados? Pois é, elas existem!!
    Mas ainda não conheço a Ilha de Anchieta. Obrigado pela dica.
    Tudo de bom,
    Roberto
    PS – Esqueci de incluir: a face oceânica da Ilha das Couves, em frente à Barra do Sahy (litoral norte de SP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *