Fique de olho na eficiência energética

eficienciaenergetica.gifMais um post da série sustentabilidade-decoração-residência. Esses dias estava escolhendo geladeira. Entre as preferidas, ganha uma bala quem acertar qual foi o critério de desempate: a eficiência energética- e o Selo Procel. Aliás, tenho usado esse critério em todos os eletrodomésticos que pretendo adquirir.
Claro que gosto de coisas belas. Por exemplo, encontrei um fogão gracinha. Mas a eficiência energética dele estava indicada como “D”. A tabela possui de “A”, melhor desempenho, até “E”, pior. Nem preciso dizer que fiquei inconformada com a empresa que colocou aquele aparelho no mercado. Optei por outro fogão tão bonito quanto.
Nem imagino se mais gente considera essa questão. Aliás, se conhece a “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia” e o “Selo Procel”. De acordo com o site “oficial”, “(O Selo Procel) É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás. O Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando assim economia na sua conta de energia elétrica.”
Fica a lembrança para quem esqueceu do selo e a dica para aquele que nunca entendeu o que significa a carinha feliz e a etiqueta colorida colada sobre os eletrodomésticos. E, para quem não se convenceu com o quesito ecochatisse, lembre que quanto mais eficiente um produto, menos energia irá gastar. Assim, consequentemente, menor será sua conta de luz. Fui e apague a luz o último a sair!
Confissão: Durante o Rally dos Sertões, participei de uma discussão informal sobre compras x meio ambiente. Fui convicta ao afirmar que pagaria mais caro para adquirir um produto mais “sustentável”. Infelizmente, descobri que até eu tenho um limite. Neste caso, não é falta de boa vontade, mas financeiro. Deixarei de lado alguns eletrônicos com o selo por serem custosos. No entanto, entre os que posso adquirir, tenho escolhido os que apresentam a melhor eficiência. C’est la vie.

2 comentários em “Fique de olho na eficiência energética”

1. Oi Ísis,
    Assunto importante.
    Você já viu o novo modelo da Brastemp, com o congelador embaixo e a geladeira em cima? É mais econômica porque o gás mais denso, que esfria mais eficientemente, não tem que ser circulado para cima, o que gasta mais energia.
    Outra coisa: me desculpe a chatice, mas C'est la vie.
    tudo de bom,
    Roberto