O encontro do rio Paraná com o Iguaçu

DSC01213.JPGPasmei nesse lugar. É meio bizarro, sabe? De um lado você vê o Brasil (direito), do outro o Paraguai (esquerdo) e nos pés o solo argentino – tirei a foto do lado da Argentina. Nas três pontas, nas três terras, um obelisco pintado com as cores da bandeira de seus respectivos países – detalhe, só no lado do Paraguai não havia turistas, ô tristeza, estavam todos fazendo compras.
Mas e os rios? Não se atreva a nadar neles. É meio que território de ninguém – e ao mesmo tempo de todos os três. Afinal, todos usamos e dependemos daquelas águas amarronzadas de certa maneira – seja para a navegação, comércio, abastecimento ou geração de energia. Só Deus sabe o que acontece lá quando os olhos não veem.
DSC01218.JPGO que não se percebe na foto estática, escrito nas entrelinhas, é que o Iguaçu (lado direito) deságua no rio Paraná. Colocando mais água no feijão disputadíssimo. O que torna a aura do lugar ainda mais mágica. Aliás, não caia na pegadinha. Quando as Cataratas do Iguaçu estão mais caudalosas, espertinhos dizem que é porque abriram os vertedouros – ou comportas – da Hidrelétrica de Itaipu. Pura história para boi dormir.
Os funcionários da usina falaram que os vertedouros só abrem 10% do tempo ao ano, quando a represa está para transbordar. Quase ninguém vê nem unzinho aberto. Eu, por exemplo, conferi todos fechados. Isso porque a represa estava cheia. Já meu pai… teve a sorte de ver a água escorrer numa velocidade assustadora.
Obs.: Engraçado. Visitei, no mesmo dia, as Cataratas de manhã e no final da tarde – quando estavam mais cheias. Será que teria chovido na cabeceira do rio? Explicação mais plausível.

3 comentários em “O encontro do rio Paraná com o Iguaçu”

  1. Oi Isis. O lugar é realmente mágico, né?
    Sobre o volume de água aumentar devido ao abrimento de comportas da Itaipu é um super mito, até porque a Itaipu é no rio Paraná e suas águas não passam pelas quedas.
    O que pode acontecer, além da chuva na cabeceira, é a abertura de comportas das usinas do rio iguaçu que ficam antes das cataratas (são 5 no total).

  2. Desculpe escrever aqui, mas nao consegui acessar o link de contatos.
    Por acaso vc ja ouviu falar num formato de arquivo da WWF que NAO permite a impressao para preservar arvores(um pouco exagerado, diga-se de passagem)?
    Acho q seria um post legal. Por enquanto so tem pra Mac. Vou testar e, se te interessar…
    o link: http://www.saveaswwf.com/en/
    abcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *