Ipea divulga estudo sobre biodiversidade do Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o estudo “Biodiversidade – Genes e Espécies e Biomas Brasileiros” – Comunicado do Ipea nº 78 – que faz parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. Ele aborda questões como o conhecimento sobre a diversidade de espécies no Brasil, animais ameaçados de extinção, desmatamento na Amazônia, Unidades de Conservação, entre outros. Leia inteiro aqui e um resumo em forma de apresentação ali.
O estudo é dividido em duas partes: Genes e Espécies e Biomas Brasileiros. Na primeira, questões como o estado de conservação da flora e fauna brasileiras, a conservação do patrimônio genético do Brasil e o nível de conhecimento sobre o número de espécies no país são exploradas. Na segunda, são abordados os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e a Zona Costeira – que tem sido mencionada como o sétimo bioma brasileiro.
O objetivo do Ipea é que o estudo sirva como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental. Na semana que vem, serão publicados novos comunicados da série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: dia 23, mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL); 24, direito ambiental.

3 comentários em “Ipea divulga estudo sobre biodiversidade do Brasil”

  1. Legal demais Isis. Ontem dei uma aula-magna aos ingressantes na Biologia da UNEMAT sobre biodiversidade e o papel do biólogo. Apresentei um mapa com o tanto de coletas feitas por estado brasileiro e temos verdadeiras lacunas em várias regiões (incluindo o MT). Se soubesse teria usado estes dados do IPEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *