Diretor de cinema “explica” como os continentes se separaram

Fazendo uma retrospectiva nas obras de Carlos Saldanha, o famoso diretor brasileiro das sagas “A Era do Gelo” e da esperada – por mim! – animação “Rio“, encontrei uma explicação para o fim da Pangéia – um continente único que, segundo cientistas, existiu no nosso planeta há 200 milhões de anos.
Para os pesquisadores, forças internas da Terra culminaram na separação do grande continente em várias partes – veja como os litorais da América do Sul e da África se “encaixam” como um quebra-cabeças. Carlos Saldanha, também criativo, tem outra ideia para o fim da grande massa unida de terra à vista…
Divirta-se com a animação “Gone Nutty” (2003), de 4 minutos e pouco, em que o neurótico esquilo Scrat – aquele engraçadinho do “A Era do Gelo” -, para variar, recolhe nozes desesperadamente. Imperdível:

Aliás, esse curta-metragem, criado descompromissadamente por Carlos Saldanha e equipe, ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Art Film Festival e foi indicado ao Oscar de 2004. Tá bom, uma explicação bem facinha e mais científica sobre a Teoria da Deriva dos Continentes você encontra aqui, no site do IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *